Simulados do Enem em casa: saiba como acessar cadernos de questões e gabaritos de provas antigas

Edições de 1998 a 2019 estão disponíveis. Candidatos podem ter acesso a provas interpretadas em Libras dos últimos três anos.

Legenda: Simulados com as provas do Enem ajudam estudantes a conhecer o estilo do exame e treinar o tempo de resolução de questões
Foto: Shutterstock

Fazer simulados é um dos métodos de estudo mais eficazes durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conhecer o estilo da prova também é importante para ter um bom desempenho. Juntando as duas práticas, os alunos podem acessar edições passadas do exame para treinar o conhecimento sobre os conteúdos mais cobrados, a forma das questões e o tempo de resolução.

Veja também

Para baixar as provas, o estudante deve visitar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É possível acessar as edições de 1998 até 2019. No entanto, apenas a partir de 2009 o Enem passou a ter o formato atual, com 45 questões para cada uma das quatro provas objetivas. Estão disponíveis as aplicações regulares, com fontes ampliadas e superampliadas.

No site do instituto também estão disponíveis vídeos das questões na Língua Brasileira de Sinais (Libras) das edições de 2019, 2018 e 2017. O aluno pode assistir os vídeos de cada questão separadamente, além da interpretação do tema da redação. Ele pode escolher ainda a velocidade do vídeo, se quer ver o início ou apenas o enunciado ou os itens de múltipla escolha.

Podcast Isso Cai no Enem

Confira dicas dos principais assuntos do exame no podcast Isso Cai no Enem, produzido pelo EducaLab. 

Confira o cronograma do Enem 2020:

17 de janeiro de 2021
Aplicação do Enem impresso (1º dia)

24 de janeiro de 2021
Aplicação do Enem impresso (2º dia)

31 de janeiro de 2021
Aplicação do Enem Digital (1º dia)

7 de fevereiro de 2021
Aplicação do Enem Digital (2º dia) 

24 de fevereiro de 2021
Aplicação do Enem PPL/Reaplicação (1º dia)

25 de fevereiro de 2021
Aplicação do Enem PPL/Reaplicação (2º dia)

Veja também