Enem Digital: pen drives são usados para garantir segurança das respostas dos candidatos

Os dispositivos possuem a função de iniciar o sistema de aplicação e também fazerem uma cópia de segurança do gabarito preenchido pelos estudantes

Legenda: Candidatos chegam ao local de aplicação da prova em Fortaleza
Foto: Camila Lima

Pen drives estão sendo usados, neste domingo (31), para garantir a realização das provas no formato digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Brasil. Os equipamentos possuem a função de iniciar o sistema de aplicação do exame e também fazerem uma cópia de segurança das respostas dos candidatos, em caso de falha nos computadores, conforme informou um servidor de tecnologia que atua na aplicação da prova em Fortaleza e que não quis se identificar. 

Os dispositivos, assim como acontece com os testes impressos, foram transportados por servidores dos Correios, escoltados por agentes da Polícia Civil, para cerca de 4 mil laboratórios de informática selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em escolas e universidades no País. Cada sala recebeu dois pen drives.

Veja também


No Ceará, 3.112 estudantes se inscreveram para realizar o Enem nesse formato piloto, sendo a maioria em Fortaleza (2.920). Candidatos como Joana Maria Rodrigues, de 18 anos, que foi a primeira a chegar ao Colégio Ari de Sá, sede Washington Soares, na Capital.  A jovem disse estar empolgada para participar da versão histórica do exame. 

Esta imagem mostra uma participante, de 18 anos, do Enem Digital em Fortaleza
Legenda: A estudante foi a primeira participante a chegar ao local de aplicação do Enem
Foto: Camila Lima

"Vim testar como é, pois, já fiz a versão imprensa. O mundo está mais globalizado do que ficar escrevendo no papel. Fazer pelo computador combina mais comigo", explicou a estudante, que ainda revelou não ter tido motivação para estudar para essa edição da prova devido à pandemia da Covid-19.