Enem 2020: portões são fechados no horário sem registros de aglomerações e prova começa 13h30

Neste ano, o Ceará conta com 715 locais de prova em 115 municípios do Estado para a realização do vestibular

Legenda: Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem obrigatoriamente usar máscara
Foto: SVM

Os portões das unidades de realização do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) , neste domingo (17), foram fechados no horário sem registro de aglomerações, com os candidatos respeitando as novas medidas do decreto de prevenção do novo coronavírus, como o uso de máscaras e distanciamento social. Com previsão de início da prova às 13h30min e término às 19 horas, os portões seguem o procedimento de fechar meia hora antes, às 13h.  

> Acompanhe todas as notícias sobre o Enem 2020

Interior

Legenda: Portões fechados no Campus Multiinstitucional Humberto Teixeira em Iguatu
Foto: Wandemberg Belém

No Interior do Ceará, tradicionais locais de prova, como o Colegio Militar de Juazeiro do Norte, no Cariri, registraram pouco fluxo de candidatos, o que colaborou para a falta de aglomerações como eram registradas em anos anteriores. Em Iguatu, na Região Centro-Sul do Estado, também não foram registrados desrespeito aos protocolos de segurança sanitária . 

Já em Sobral, na Região Norte, apesar de alguns locais de prova apresentaram um fluxo intenso de candidtados, como o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), não houve registro de aglomeração nem desrespeito às medidas de segurança sanitária até o  fechamento dos portões.  

Veja também

Neste ano, o Ceará conta com 715 locais de prova em 115 municípios do Estado, sendo apenas quatro unidades de ensino a mais que aplicarão as provas em relação à edição anterior, com 711 locais. A prova de hoje exige dos inscritos conhecimentos em Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, e Redação.

Além disso, o Estado também contabiliza 322.581 candidatos confirmados na edição, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova. O perfil predominante de candidatos ao Ensino Superior no Estado é de mulheres (55,8%), pessoas pardas (65,8%), com o Ensino Médio concluído (51,5%) e na faixa etária entre 16 e 20 anos (57%).  

Veja também

Prevenção

Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara, com o item de proteção cobrindo o nariz e a boca. Só será possível retirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. 

Quem estiver com covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.