Conservadores iniciam processo de escolha do sucessor de Cameron

A secretária do Interior, Theresa May, e a ministra de Energia, Andrea Leadsom, são as favoritas para assumir como primeiro-ministro do Reino Unido

Escrito por Estadão Conteúdo ,
A corrida para liderar o Partido Conservador e se tornar o próximo primeiro-ministro do Reino Unido inicia sua primeira fase nesta terça-feira (5), quando parlamentares da legenda realizam uma primeira votação para eliminar um dos cinco candidatos que se candidataram a posto.
 
A secretária do Interior Theresa May, que apoiou David Cameron na campanha pela permanência na União Europeia, é vista como uma das favoritas. Outro candidato de destaque é Andrea Leadsom, a ministra de Energia. Ele faz campanha pelo Brexit e recebeu o apoio do ex-prefeito de Londres, Boris Johnson, mas é vista como politicamente menos experiente que May. Também concorrem Stephen Crabb, secretário do Trabalho e Pensões, o ex-ministro da Defesa Liam Fox, e o secretário de Justiça Michael Gove.
 
Processo
 
Após essa primeira rodada, os parlamentares conservadores irão repetir o processo mais uma vez na quinta-feira (7), e novamente na próxima terça-feira (12), quando a lista ficará reduzida a dois nomes. A votação então será aberta os cerca de 150 mil membros do partido que deverão escolher o próximo líder até 9 de setembro.
 
Todos os candidatos prometeram seguir o resultado do referendo do mês passado e inibir a imigração. Ao menos duas pesquisas de opinião sugerem que Theresa May e Andrea Leadson são as candidatas mais populares.