Avião de passageiros da Malásia cai na Ucrânia perto da Rússia, diz agência

Avião da Boeing estava voando de Amsterdã para Kuala Lumpur

Escrito por Reuters ,

Avião Malasia
Foto: Reuters 

Atualizada às 18h45

Um avião de passageiros de uma companhia da Malaysia Airlines caiu na Ucrânia, perto da fronteira com a Rússia, com 295 pessoas a bordo, disse a agência de notícias Interfax, nesta quinta-feira (17), citando uma fonte da indústria de aviação. Um assessor do Ministério do Interior ucraniano disse à agência que a aeronave foi abatida por um míssil terra-ar lançado por separatistas.

> Acidente é o mais grave da história envolvendo um Boeing 777

> Grupos rebeldes armados atrapalham buscas no local

> Autoridades do mundo usma redes sociais para comentar acidente

> Empresa aérea diz que vai evitar espaço aéreo ao leste da Ucrânia

>Confira imagens do acidente do avião da Malasya Airlines

Flight #MH-17 #Torez #Donetsk #Ukraine by Nadezhda Chernetskaya pic.twitter.com/nrokR3svTU

 

O assessor, Anton Gerashchenko, afirmou que todos os 280 passageiros e 15 tripulantes morreram. O avião da Boeing estava voando de Amsterdã para Kuala Lumpur, capital da Malásia, e caiu de uma altura de 10 quilômetros.  A companhia aérea informou por meio do Twitter que perdeu contato com o voo MH17. A empresa disse que a última posição conhecida do avião era sobre o espaço aéreo ucraniano. O avião de passageiros não entrou no espaço aéreo russo quando esperado, segundo uma fonte da aviação russa confirmou à agência Reuters.
 
O líder separatista pró-Rússia Aleksander Borodai atribuiu a queda da aeronave às forças ucranianas. "Aparentemente, é mesmo um avião de passageiros, abatido na verdade pela Força Aérea Ucraniana", disse o Borodai à TV estatal russa Rossiya 24. Kiev negou o envolvimento das Forças Armadas ucranianas.
 
 
O confronto entre separatistas pró-Rússia e forças ucranianas na fronteira já provocou a queda de pelo menos dois aviões militares nesta semana. Nesta quinta, a Ucrânia acusou a Rússia de derrubar um de seus aviões de guerra, o que obrigou o piloto a ejetar, segundo porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa ucraniano. A Rússia negou que tenha sido responsável.
 
Na última segunda-feira (14), outro avião militar ucraniano foi derrubado, causando a morte de dois tripulantes, enquanto quatro foram resgatados e outros dois aprisionados pelos separatistas.
 
Um repórter da agência Reuters foi ao local e afirmou que dezenas de corpos estavam espalhados ao redor dos destroços ainda em chamas do avião de passageiros que caiu no leste da Ucrânia. Um funcionário dos serviços de emergência disse que pelo menos 100 corpos tinham sido encontrados até o momento no local, perto do vilarejo de Grabovo, e pedaços de corpos estavam espalhados por até 15 quilômetros.
 
Partes quebradas das asas estavam marcadas com tinta azul e vermelha, as cores do emblema da Malaysian Airlines, que perdeu o contato com um voo que ia de Amsterdã para Kuala Lumpur, levando quase 300 pessoas.
 
Confira o vídeo publicado por populares ucranianos:
 

Premiê determina investigação

O primeiro-ministro da Ucrânia, Areseny Yatseniuk, ordenou a abertura de uma investigação sobre a "catástrofe" com o avião da Malásia no leste da Ucrânia, disse a porta-voz do premiê Olga Lappo.

Putin falou sobre queda de avião na Ucrânia com Obama, diz Kremlin
 
O presidente russo, Vladimir Putin, disse por telefone ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que um avião da Malásia caiu em território ucraniano, disse o Kremlin nesta quinta-feira.
 
Os dois líderes estavam em uma ligação já programada sobre a situação na Ucrânia quando a informação sobre a queda do avião veio à tona a partir de relatos de controladores de voo.
 
Avião da Malásia voava sem problemas até desaparecer do radar, diz chefe do espaço aéreo da Ucrânia
 
O avião da Malásia que caiu no leste da Ucrânia estava voando normalmente, sem problemas, até desaparecer do radar, disse o chefe do órgão responsável pelo espaço aéreo da Ucrânia.
 
"O voo estava ocorrendo normalmente... Não houve nenhuma palavra sobre qualquer problema da tripulação", disse Dmytro Babeychuk em entrevista coletiva.
 
Eurocontrol diz que avião estava 1.000 pés acima do espaço aéreo fechado
 
O avião que caiu na Ucrânia estava voando a 33.000 pés, cerca de 1.000 pés acima de uma faixa fechada do espaço aéreo, afirmou o órgão responsável pela coordenação do espaço aéreo europeu nesta quinta-feira.
 
"De acordo com nossas informações, a aeronave estava voando em Nível de Voo 330 (cerca de 10.000 metros/33.000 pés) quando desapareceu do radar", disse a Eurocontrol, com sede em Bruxelas, na Bélgica.
 
"Esta rota foi fechada pelas autoridades ucranianas em terra para o Nível de Voo 320 (cerca de 32.000 pés), mas foi aberta no nível em que a aeronave estava voando."
 
Desde a queda do avião, todo o espaço aéreo no leste da Ucrânia foi fechado, disse a Eurocontrol em comunicado.
 
Putin oferece condolências à Malásia por queda de avião, diz agência
 
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu condolências ao primeiro-ministro da Malásia pela queda de um avião malaio em território ucraniano, afirmou a agência de notícias estatal Bernama, da Malásia.
 
"O presidente da Rússia pediu ao primeiro-ministro da Malásia para transmitir a sua mais profunda solidariedade e apoio às famílias das vítimas", afirmou a agência de notícias, citando a página oficial de Putin na Internet.
 
Um avião da Malásia foi abatido enquanto sobrevoava o leste da Ucrânia nesta quinta-feira, causando a morte de todas as 295 pessoas a bordo.

"Malaysia Airlines perdeu contato com MH17, que saiu de Amsterdam. A última posição conhecida era sobre o espaço aéreo ucraniano. Mais detalhes a seguir."

Confira o infográfico mostrando o percurso do avião

Infográfico

Arte: Felipe Belarmino