Conheça o RedNote, app da China que está ganhando milhões de usuários com possível bloqueio do TikTok nos EUA
A rede social é semelhante ao TikTok, mas combina os vídeos com outras aplicações de comércio eletrônico

O aplicativo chinês Xiaohongshu, conhecido como RedNote, tem recebido milhões de usuários dos Estados Unidos e sido considerado a principal alternativa ao TikTok. Isso porque, a exemplo do que aconteceu no Brasil, quando o X foi bloqueado do País pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a plataforma de vídeos curtos pode ser banida do solo norte-americano no próximo domingo (19).
No entanto, apesar da semelhança com o TikTok, o RedNote foca em combinar os vídeos curtos do feed com outras aplicações de comércio eletrônico.
A maioria dos usuários da plataforma, segundo o g1, é composta por mulheres jovens que buscam recomendações de produtos, viagens, restaurantes e tutoriais de maquiagem e cuidados com a pele. O app chegou a liderar o ranking de downloads da Apple Store na última segunda-feira (13).
Veja também
Diferenças para o TikTok
Como o TikTok, o RedNote permite curtir, comentar, salvar e compartilhar os conteúdos. No entanto, a rede social chinesa organiza a página principal de maneira diferente.
No TikTok, a principal tela é chamada de "For you" ("Para você", traduzido do inglês). Já no RedNote, a mesma página é chamada de "Explorar", mas ainda mostra conteúdos selecionados especificamente para o usuário.
No aplicativo chinês também há uma aba que organiza os temas das publicações, como "comida", "cosméticos", "moda", "viagens", "dança", "filmes", "jogos" e outros.
Outra diferença considerável é que o RedNote tem uma loja online que oferece diversos itens, de roupas a móveis.