Quem é Michel Temer: 13 fatos para saber sobre o presidente em exercício

Escrito por Redação ,

Veja um breve resumo sobre a carreira política e vida pessoal do presidente em exercício do Brasil, o paulista Michel Temer (PMDB), 75 anos, a partir desta quinta-feira (12). Da infância, aos tempos de escola e na universidade - de aluno a professor, à família e os primeiros cargos públicos e eleições. Temer sai da postura coadjuvante após 65 meses como vice para atuar como presidente interino do Brasil.

1. Caçula  e descendente de...

Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu às 5h01min de 23 de setembro de 1940, em Tietê (SP), município de 40 mil habitantes. Michel Temer é o caçula de 8 irmãos do casal de libaneses Miguel e March Lulia, que chegaram ao Brasil nos anos 20.

2. Aluno exemplar I?: dificuldades em 2 matérias

Michel Temer não foi um aluno exemplar e concluiu o Ginásio com média 6,8. As matérias com suas notas mais baixas foram: Latim e Matemática.

3. Aluno exemplar II?: ah, ficou de recuperação...

No primeiro ano Colegial, Temer ficou em recuperação em Química e Física.

4. Aprovado na USP e professor da PUC-SP

temer3

Após deixar a área rural de Tietê para morar na Capital, fez o cursinho do professor Castelões - famoso preparatório para Direito, e passou na USP. Formou-se em 1964, logo depois montou um escritório de advocacia e começou a dar aulas de Direito na PUC-SP. Teve alunos no Mestrado que se tornaram ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), como Luiz Edson Fachin e Carlos Ayres Britto.

temer5

5. 3º casamento e diferença de 43 anos para atual esposa

Aos 75 anos, Temer está no terceiro casamento, com Marcela Temer, ex-modelo e bacharel em Direito de 32 anos e 1,72 metro – 2 cm a mais que o marido. São 43 anos de diferença entre os dois.Ambos possuem um filho de sete anos, Michel Temer Filho, o Michelzinho, de 8 anos. 

6. Marcela Temer, paixão e casamento 8 meses após o primeiro encontro

temer4

O namoro – o primeiro de Marcela – começou logo após o primeiro encontro. "Ele começou a gritar: 'te amo', 'te amo', 'te amo'", disse Marcela na entrevista à revista TPM, de 2010. Casaram-se oito meses depois e uma cerimônia simples apenas para amigos mais próximos e familiares. Hoje, estão juntos há 13 anos.

7. O primeiro cargo público: Procurador

Em 1982, Temer assumiu a Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo, convidado pelo governador eleito Franco Montoro, do recém-fundado PMDB.

8. O segundo cargo público: Secretário de Segurança

Ainda em 1982, Michel Temer assumiria a Secretaria de Segurança Pública do Estado. Criou as primeiras delegacias de defesa da mulher e de direitos autorais do País.

9. A primeira eleição: derrotado para deputado federal

Em 1986, Temer candidatou-se a deputado federal pelo PMDB e recebeu 43.747 votos, ficando como suplente. Mesmo derrotado, assumiu o cargo em 1987 e participou da Assembleia Constituinte.

10. Constituição de 1988: não à redução da maioridade penal

temer2

Nas discussões daAssembleia Constituinte, opôs-se a: a reforma agrária, o voto aos 16 anos e a redução da maioridade penal para 16 anos. Ajudou a aprovar projetos como o dos juizados de pequenas causas e do Código de Defesa do Consumidor.

11. Novamente Secretário de Segurança após o Massacre do Carandiru

Em 1992, assumiu novamente a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, desta vez por convite de Luiz Antônio Fleury Filho, uma semana após o massacre do Carandiru, que matou 111 presos.

12. Homem de confiança no Governo FHC

Eleito líder do partido, chegou à Presidência da Câmara pela primeira vez em 1997, com apoio do governo FHC. À frente da Casa, aprovou e alinhou votos do PMDB para aprovar a emenda da reeleição, que permitiria os presidentes se reelegerem. Algo que Fernando Henrique Cardoso provou em 1998, após vencer nas urnas e conquistar o segundo mandato.

13. Temer, poeta de guardanapos?

temer6

Os rabiscos de poemas em guardanapos (uma mania de Temer) foram coletados e finalizados em um livro, "Anônima Intimidade", em 2010. Vamos degustar um:

Escrever é expor-se
Revelar sua capacidade
Ou incapacidade
E sua intimidade
Nas linhas e entrelinhas
Não teria sido mais útil silenciar?
Deixar que saibam-te pelo que parece que és?
Que desejo é este que te leva a desnudar-te?
A desmascarar-te?
Que compulsão é esta? O que buscas?
Será a incapacidade de fazer coisas úteis? Mais objetivas?
É por isso que procuras o subjetivo? Para quem a tua mensagem?
Para ti? Para outrem? Não sei.
Mais uma que faço sem saber por quê.