Morre o senador Luiz Henrique da Silveira

Ex-governador de Santa Catarina por dois mandatos, parlamentar foi vítima de parada cardiorrespiratória

Escrito por Redação ,
Legenda: O peemedebista exerceu ainda os cargos de ministro da Ciência e Tecnologia e presidente do Diretório Nacional de seu partido
Foto: FOTO: AGÊNCIA SENADO

Joinville. Morreu no início da tarde de ontem, o senador peemedebista Luiz Henrique da Silveira, 75 anos. Ele estava em casa, em Joinville, ao norte de Florianópolis, quando teve um mal súbito ao subir as escadas. Chegou ao hospital com falta de ar, teve duas paradas cardíacas e faleceu. O velório acontece no Centro de Eventos Cau Hansen, em Joinville, onde será enterrado no fim da tarde de hoje.

No Senado desde 2011, Luiz Henrique também foi deputado estadual (1973-1975), deputado federal durante cinco mandatos (1973-1975 e 1983-1997), prefeito de Joinville por três mandatos (1977-1982 e 1997-2002) e governador de Santa Catarina por dois mandatos (2003-2010). De 1987 a 1988, ele assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia. Entre 1993 e 1996, presidiu o Diretório Nacional do PMDB.

Até o ano passado, era o único catarinense que havia conseguido se eleger e reeleger governador do Estado. O primeiro-suplente de Luiz Henrique é Dalírio Beber, presidente de honra do PSDB de Santa Catarina.

Recentemente, Silveira foi o relator do novo Código Florestal. Figura política importante, surpreendeu nas últimas eleições ao ficar neutro na candidatura presidencial. Nem apoiou Dilma Rousseff nem Aécio Neves. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que será decretado luto de três dias na Casa.

"O precoce falecimento do Senador Luiz Henrique da Silveira entristece não apenas o Senado Federal, Santa Catarina ou o PMDB. É uma perda que enluta profundamente todo País", disse Renan, que o classificou como um extraordinário homem público "cuja biografia fala por si só".

Outra perda política

O ex-ministro e ex-deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS) também faleceu, mas na noite de sábado (9), aos 60 anos.

Ele estava internado no Hospital São José da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, desde outubro do ano passado, onde tratava um câncer. Desde 2011, lutava contra o ressurgimento de um tumor no cérebro.

O seu corpo foi velado, na manhã de ontem, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. Mendes Ribeiro foi deputado federal de 1996 a 2011 e ministro da Agricultura até 2013.

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, informou pelas redes sociais que decretará luto oficial no Estado.