Bernardo Bello, bicheiro de 'Vale o Escrito', é alvo de mandado de prisão no Rio de Janeiro

Contraventor foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa

Escrito por Redação ,
Bicheiro Bernardo Bello
Legenda: Bello é considerado um dos maiores bicheiros do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Globoplay

Em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), agentes da Polícia Civil (PCERJ) deram início à terceira fase da Operação Às de Ouro, nesta quinta-feira (7). De acordo com informações do G1, um dos objetivos da ação é prender o bicheiro Bernado Bello, envolvido na morte do advogado Carlos Daniel Ferreira Dias.

Veja também

Conforme informado pelo MPRJ, a operação cumpre mandado de prisão preventiva contra oito integrantes de uma organização criminosa, além de oito mandados de busca e apreensão em endereços da capital fluminense e nas cidades de São João de Meriti e Nova Iguaçu. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Especializada da Capital.

No total, 13 pessoas foram denunciadas pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. Os oito alvos da ação desta quinta já haviam sido indiciados e denunciados por homicídio, devido ao envolvimento na morte de Carlos Daniel.

Ainda segundo o portal, Bernardo Bello e outros dois procurados ainda não foram encontrados pelos agentes.

LAVAGEM DE DINHEIRO

Durante as investigações da Operação Às de Ouro, iniciada em julho de 2022, agentes descobriram que Bello e Allan Diego Magalhães Aguiar, responsável pelo setor financeiro da organização, utilizavam diferentes negócios, como vendas de roupas e de kits de churrasco, para superfaturar movimentações financeiras e assim lavar o dinheiro arrecadado através da contravenção

Além dos produtos, o grupo ainda utilizaria ao menos seis empresas e inúmeros “laranjas” para dificultar a descoberta do esquema. 

De acordo com o G1, relatórios financeiros analisados pelos investigadores demonstraram o intenso rendimento dos empreendimentos. Em oito meses de 2021, por exemplo, uma das empresas da organização movimentou R$ 70 milhões. Outras duas mobilizaram R$ 80 milhões ao longo dos últimos três anos.

O grupo ainda teria adquirido bens de luxo, como automóveis, lanchas e terrenos, como forma de ocultar o patrimônio. Duzentos desses itens, que também incluem animais de raça, tiveram a apreensão decretada pela Justiça nesta quinta (7). 

QUEM É BERNARDO BELLO?

Considerado um dos principais bicheiros do País, Bernardo Bello ganhou notoriedade nacional ao participar do documentário “Vale o Escrito”, da Globoplay, que narra a história do jogo do bicho no Rio de Janeiro. 

Bello responde pelos homicídios do advogado Carlos Daniel, ligado a contraventores, e de Alcebíades Paes Garcia, tio de sua ex-esposa. Conhecido como Bid, o “parente” chegou a herdar a rede de contravenção da família após a morte do ex-sogro de Bernardo, Maninho, mas acabou sendo assassinado em 2020. 

Apontado como mandante do crime, Bernardo foi preso pela Interpol na Colômbia, em janeiro de 2022. Quatro meses depois, ele conseguiu um habeas corpus e retornou ao Brasil, respondendo em liberdade.

O contraventor ainda responde por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Assuntos Relacionados