Autor de disparo contra Trump e espectador são mortos após ataque nos EUA

Ainda não foi divulgado quem foi o responsável pelos disparos

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Legenda: Trump está bem e e acompanhado em centro médico
Foto: SAMUEL CORUM / AFP

O atirador que atingiu o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à presidência Donald Trump e um espectador foram mortos, conforme a imprensa americana, neste sábado (13). O candidato republicano à presidência saiu do evento político com ferimento na orelha direita.

Barulhos de tiros surpreenderam quem estava no comício de Donald Trump em Butler, na Pensilvânia, enquanto ele discursava. Agentes do Serviço Secreto removeram o candidato que saiu com o rosto sangrando do local.

A equipe de Trump informou que ele está bem e sendo examinado em um centro médico. "O presidente Trump agradece às forças de ordem e às primeiras pessoas que intervieram, por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele passa bem e está sendo examinado em um centro médico local. Haverá mais detalhes", informou o porta-voz da campanha, Steven Cheung.

Ainda não há informações sobre a autoria dos disparos. Donald Trump informou em suas redes sociais que foi atingido na orelha direita e que sentiu a bala 'queimando a pele'.

Trump escreveu mensagem após o atentado em suas redes sociais
Legenda: Trump escreveu mensagem após o atentado em suas redes sociais
Foto: Reprodução

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, avalia que "não há lugar para esse tipo de violência" e disse ser grato por Trump estar bem. "Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estavam no comício, enquanto aguardamos mais informações", acrescentou.

Biden também declarou que espera falar com Trump nesta noite. O presidente pode voltar a fazer outro pronunciamento em breve.

Veja também

Repercussão do caso

O ataque durante o comício de Donald Trump despertou a atenção do mundo para o acontecimento no contexto de disputa eleitoral. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se pronunciou sobre a situação.

"O atentado contra o ex-presidente Donald Trump deve ser repudiado veementemente por todos os defensores da democracia e do diálogo na política. O que vimos hoje é inaceitável", escreveu Lula.

O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro também demonstrou apoio ao líder americano. "Nossa solidariedade ao maior líder mundial do momento. Esperamos sua pronta recuperação. Nos veremos na posse", publicou nas redes sociais.

 

Assuntos Relacionados