Quem eram os brasileiros mortos pelo Hamas em Israel? Terceira morte foi confirmada nesta sexta (13)

Todas as vítimas estavam na rave Supernova Universo Paralello Edition, no sul de Israel, a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza

Escrito por Redação ,
brasileiros mortos em Israel
Legenda: Bruna Valeanu, Karla Stelzer Mendes, Renani Nidejelski Glazer
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nesta sexta-feira (13), o Itamaraty confirmou a morte de mais uma brasileira vítima dos ataques do Hamas em Israel, iniciados no último sábado (7), em uma rave localizada a menos de 20 quilômetros da Faixa de Gaza. Durante a semana, outras duas mortes já haviam sido confirmadas. 

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) vem monitorando a situação dos turistas e das comunidades brasileiras em Israel e Palestina por meio da Embaixada em Tel Aviv e do Escritório de Representação em Ramalá. 

A Força Aérea Brasileira (FAB) também está trabalhando, resgatando brasileiros que estão em Israel. Nessa quinta-feira (12), uma aeronave com 214 passageiros, um cachorro e três gatos chegou à Base Aérea do Galeão e, nesta sexta, um terceiro voo desembarcou no País.

Veja também

Conheça os brasileiros mortos no conflito

  • Bruna Valeanu 

Bruna Valeanu
Legenda: Bruna Valeanu
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Natural do Rio de Janeiro, Bruna tinha dupla nacionalidade, era brasileira-israelense. A jovem havia completado 24 anos há duas semanas, em 26 de setembro. Seu último contato com a família ocorreu no sábado por volta das 9h. 

O funeral de Valeanu foi marcado por uma multidão com uma fila de mais de dois quilômetros. A comoção foi gerada após a família da brasileira ter pedido para cidadãos comparecerem à cerimônia fúnebre. 

Na tradição judaica, os cultos públicos tradicionais requerem a presença de um quórum mínimo de dez homens com mais de 13 anos, o chamado minyan. No entanto, Bruna tinha apenas mãe e irmã vivendo com ela no país do Oriente Médio. 

  • Karla Stelzer Mendes

Karla Stelzer Mendes
Legenda: Karla Stelzer Mendes
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Brasileira-israelense, natural do Rio de Janeiro, Karal Stelzer, de 41 anos, foi encontrada morta nesta sexta-feira. Ela era a última brasileira identificada como desaparecida no país. 

Durante o ataque, a brasileira enviou áudios para os amigos relatando os momentos de terror. Karla deixa um filho de 19 anos, membro do exército israelense.   

  • Renani Nidejelski Glazer 

Renani Nidejelski Glazer
Legenda: Renani Nidejelski Glazer
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Residente de Israel há sete anos, Renani Glazer tinha 24 anos, e era brasileiro-israelense. Natural do Rio Grande do Sul, o jovem prestou serviço militar em Israel. 

Antes da sua morte, Glazer havia publicado vídeos em suas redes sociais compartilhando a localização de onde estava. Pouco depois, o Grupo Hamas invadiu o local, com um tiroteio que causou correria e fuga das pessoas presentes no evento. 

Glazer adorava compartilhar momentos de alegria em festas com seus seguidores, em uma de suas postagens no Instagram, publicou uma foto com a bandeira do Brasil no ombro, e escreveu: "Fácil me encontrar numa rave". 

Assuntos Relacionados