OMS afirma que disseminação assintomática da Covid-19 é ‘muito rara’

Afirmação foi feita por Maria Van Kerkhove, chefe da unidade de doenças emergentes da OMS

Escrito por Redação ,
Legenda: Médica da OMS afirma que propagação do novo coronavírus por pacientes assintomáticos é "muito raro".
Foto: Reprodução

A chefe da unidade de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou, nesta segunda-feira (8), que pacientes assintomáticos da Covid-19 não estão impulsionando a disseminação da doença. As informações são do portal Uol.

"A partir dos dados que temos, ainda parece ser raro que uma pessoa assintomática realmente transmita adiante para um indivíduo secundário", disse Van Kerkhove durante entrevista entrevista na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). "É muito raro”, completou.

Para a médica, as ações dos governadores devem ser voltadas para a detecção e isolamento de pessoas diagnosticadas com os sintomas do novo coronavírus e no rastreamento de quem teve contato com esses pacientes.

Segundo Van Kerkhove, alguns estudos indicaram disseminação assintomática ou pré- assintomática em ambientes domésticos e lares de idoso. Porém, conforme a médica, são necessárias mais pesquisas e dados para "responder verdadeiramente" à questão da disseminação da Covid-19 por pessoas assintomáticas.

"Temos vários relatórios de países que estão realizando rastreamento de contatos muito detalhado", disse.

Van Kerkhove continuou: "Eles estão seguindo casos assintomáticos. Eles estão seguindo contatos. E eles não estão encontrando transmissão secundária em diante. É muito raro."

Assuntos Relacionados