Vídeo mostra 'raios vermelhos' e meteoros no céu de Santa Catarina; veja

Quatro equipamentos de um astrônomo amador captaram o momento

Legenda: Fenômeno ocorreu entre a última quarta-feira (29) e essa quinta-feira (30).
Foto: Jocimar Justino/Arquivo pessoal

Um fenômeno conhecido por "raios vermelhos" e uma série de meteoros foram flagrados em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina entre a última quarta-feira (29) e essa quinta-feira (30). Quatro equipamentos de um astrônomo amador captaram o momento.

"Registrei em quatro câmeras, apontadas para Sul, Norte, Leste e Oeste. Essa é a primeira vez que registro em todas as direções em uma noite", comentou Jocimar Justino em entrevista ao portal g1

Os meteoros são os riscos brancos nas imagens. Eles são pequenas partículas espaciais que entram na atmosfera terrestre em alta velocidade.

Sprites vermelhos

Os raios, também denominados de "sprites vermelhos", são descargas elétricas que ocorrem acima das nuvens e, em geral, possuem a cor avermelhada.

Conforme a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), os sprites vão até o limite da mesosfera, a cerca de 95 quilômetros de altitude.

"Embora os sprites sejam um fenômeno relativamente novo em termos de descoberta e estudo científico, eles têm sido cada vez mais observados e estudados nas últimas décadas, graças ao avanço da tecnologia de observação e à crescente compreensão dos processos físicos envolvidos na produção dos sprites. Hoje, os sprites são considerados uma importante área de pesquisa em física atmosférica", comentou o astrônomo Justino.