Objetivo da empresa de Elon Musk é transportar pessoas para fora do planeta com a nave
Em mais um voo teste, a SpaceX lança, nesta quinta-feira (6), às 9h (horário de Brasília), a maior nave do mundo para fora do planeta. O objetivo, segundo a empresa, é em um futuro breve transportar pessoas para o Universo.
Acompanhe a transmissão ao vivo
O último teste ocorreu em março deste ano e foi um dos mais bem-sucedidos da SpaceX. À época, a nave se separou do foguete e ficou perto de completar o retorno para a terra, no entanto, após 50 minutos da decolagem, a companhia de Elon Musk perdeu o sinal da espaçonave.
"A Starship será usada em voos de carga do programa Artemis, série de missões que a Nasa, a agência espacial americana, planeja para levar humanos de volta à Lua, a partir de 2026", declara a empresa sobre o plano de transformar a Starship em um veículo para turismo espacial.
Nos dois primeiros teste da Starship, houve uma explosão nos foguetes. A administração Federal da Aviação dos Estados Unidos (FAA, sigla em inglês), afirmou que a SpaceX precisou fazer 17 correções na nave para proceder com os teste.
Como de costume, a empresa informou sobre as fases previstas para o voo, destacando que o planejamento pode sofrer alterações, mas, em princípio, estes serão os pontos-chave da missão:
1min02 após o lançamento: foguete atinge o "Max Q", como é conhecido o pico de estresse mecânico;
2min45: os dois estágios (foguete e cápsula) se separam e, então, o foguete começa o procedimento para terminar o voo na água, no Golfo do México;
8min23: motor da Starship é desligado e nave segue na órbita terrestre;
47min25: depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita terrestre e começa a voltar para a atmosfera;
1h05min48: Starship encerra voo com pouso na água, no Oceano Pacífico.