Nasa divulga imagem de telescópio James Webb, após concluir mais duas novas etapas de alinhamento

Com avanço, a agência espacial estadunidense espera melhorar o desempenho óptico e atingir os objetivos científicos do telescópio

Legenda: O observatório também consegue coletar a luz de objetos distantes
Foto: Reprodução/NASA

Telescópio Espacial James Webb, lançado em dezembro do ano passado, concluiu mais duas novas etapas de alinhamento dos espelhos inseridos no equipamento. O avanço foi divulgado pela Nasa, agência espacial estadunidense, nesta quarta-feira (16).

Apesar de ter o objetivo de focar em uma estrela para avaliar o progresso do alinhamento, o observatório também é capaz de coletar com sucesso a luz de objetos distantes e entregá-la aos seus instrumentos.

"Embora o objetivo da última imagem de Webb fosse focar em uma estrela brilhante e avaliar o progresso do alinhamento, a ótica de Webb é tão sensível que galáxias e outras estrelas podem ser vistas em segundo plano".
Nasa
Agência espacial estadunidense

O telescópio é um programa internacional liderado pela Nasa em parceria com a com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense.

Avanço nas etapas

A equipe do Telescópio Webb  concluiu a chamada “fase fina” dos 18 espelhos do equipamento na última sexta-feira (11), conforme a Nasa. 

Nessa etapa, considerava essencial para o processo de comissionamento, ocorre a preparação para a entrada em operação do telescópio. A agência espacial detalhou que os parâmetros ópticos foram verificados e testados. Todos estão funcionando dentro das expectativas.

Veja também

Além disso, a Nasa também não encontrou problemas críticos, contaminação ou bloqueios mensuráveis ​​no caminho óptico do Telescópio.

“Alinhamos totalmente e focamos o telescópio em uma estrela e o desempenho está superando as especificações. Estamos entusiasmados com o que isso significa para a ciência. Agora sabemos que construímos o telescópio certo”.
Ritva Keski-Kuha
Vice-gerente de elementos do telescópio óptico

Segundo informações da Agência Brasil, o equipamento só começará a transmitir observações científicas após o término total do processo de comissionamento, que está previsto para ocorrer em julho.

Enquanto isso, o equipamento será regulado à temperatura prevista de operação: -380 graus Farenheit, ou cerca de -228 graus Celsius.

Funcionamento

O James Webb é um telescópio infravermelho capaz de observar luzes de comprimentos de onda de 600 a 28 mil nanômetros. 

Isso significa que ele consegue identificar objetos que emitem luz em todo o espectro, como regiões de formação estrelar, exoplanetas e galáxias distantes.

"As cores nas imagens do telescópio espacial às vezes recriam a maneira como nossos olhos veem; outras vezes, eles são selecionados para destacar características interessantes de um objeto, como diferentes elementos em uma nebulosa. A paleta de cores vermelha da imagem de Webb foi escolhida para otimizar o contraste visual"
Nasa
Agência espacial estadunidense

Além disso, o instrumento pesa 6,3 mil quilos e é quase do tamanho de uma quadra de tênis quando fica com os painéis solares completamente abertos.

Apesar de ter sido lançado ainda em dezembro do ano passado, já está a uma distância de 1,6 milhão de quilômetros da Terra, que representa cerca de quatro vezes a distância da Lua.

Quando estiver totalmente operacional, o Webb contribuirá na investigação do funcionamento do sistema solar, segundo a Agência Brasil.