Comunidade científica considera 'exagero' desextinção de lobo-terrível
Para chegar ao ‘renascimento' dos animais, os pesquisadores decodificaram o genoma dos lobos em fósseis
Após a empresa de engenharia genética Colossal Biosciences anunciar a desextinção de uma espécie de canino-pré-histórica conhecida como Dire Wolf (lobo-terrível), extinta há cerca de 10 mil anos, a comunidade cientifica repudiou a ação e disse se tratar de "exagero" ou "mentira". A informação é do g1.
"Essas modificações parecem ter sido derivadas do material genético recuperado do lobo terrível. Isso faz deles lobos terríveis? Não. Faz deles lobos-cinzentos ligeiramente modificados? Sim", afirmou o professor de Ecologia Global da Universidade Flinders, Corey Bradshaw.
A explicação do cientista está relacionada a uma das etapas da pesquisa da empresa norte-americana.
Para chegar ao "renascimento" dos animais, os pesquisadores decodificaram o genoma dos lobos em fósseis e reescreveram o código genético dos parentes vivos mais próximos dos animais, o lobo cinzento.
Veja também
"Quando se fazem grandes afirmações e não se fornecem evidências associadas, especialmente em algo tão controverso, isso é uma bandeira vermelha gigantesca. Na melhor das hipóteses, exageraram; na pior, estão mentindo descaradamente”, disse ainda Bradshaw.
O paleogeneticista Nic Rawlence, da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, também não acredita que a empresa foi capaz de trazer da extinção uma espécie. Para ele, a descoberta não passa de um híbrido.
“O lobo-terrível está em um gênero completamente diferente dos lobos cinzentos [...] De cerca de 19 mil genes, eles determinaram que 20 mudanças em 14 genes deram a eles um lobo-terrível”, explicou o especialista em entrevista à BBC News.
ANUNCIO DO EXTINTO LOBO-TERRÍVEL
O anúncio foi feito pela própria instituição, nesta segunda-feira (7), a Colossal Biosciences anunciou o nascimento de três filhotes do Dire Wolf (lobo-terrível), que teriam nascido em outubro do ano passado.
“Após uma ausência de mais de 10.000 anos, nossa equipe tem orgulho de devolver o lobo-terrível ao seu devido lugar no ecossistema”, expressa publicação no site oficial da empesa.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.