Ceará e Fiocruz vão estudar a resposta imune da vacina contra a Covid-19 em profissionais da saúde

Voluntários podem se candidatar até o dia 28 de fevereiro; veja como participar do estudo

Legenda: O trabalhador que quiser participar da pesquisa deve demonstrar interesse à sua instituição. As amostras devem ser enviadas até o dia 28 de fevereiro
Foto: CAMILA LIMA

O Ceará vai monitorar a resposta imunológica dos profissionais da saúde do primeiro ao nono mês após a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Quem quiser se voluntariar para o monitoramento deverá sinalizar o interesse à instituição na qual trabalha até o próximo dia 28 — prazo para a coleta das amostras.

Veja também

O estudo será realizado em parceria entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Estado. A investigação será baseada em amostras dos trabalhadores em diferentes condições de saúde, práticas de prevenção e exposições de risco para a infecção.

Também serão analisados os níveis de anticorpos dos voluntários referentes a um, três, seis e nove meses após a segunda dose do imunizante.

Os trabalhadores participantes da pesquisa deverão preencher um formulário contendo dados pessoais e aspectos clínicos.

Para esse estudo, o material biológico humano será armazenado em um biorrepositório de amostra biológica reservado no laboratório de sorologia da Fiocruz. Caso o profissional já esteja na segunda dose da vacina, é indicado fazer a coleta de sangue até sete dias após a aplicação, e seguir o fluxo de 30, 90, 180 e 270 dias.

 A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, explica que o acompanhamento dos níveis de IgG, por um período, após a vacinação contra a Covid-19, “é de suma importância”. “Visto que estudos têm mostrado uma queda desses anticorpos ao longo do tempo na infecção natural com o SARS-CoV-2”, aponta.

estudo
Foto: Divulgação / Governo do Ceará

Exames de anticorpos

De acordo com a Fiocruz, os exames de anticorpos envolvem a análise de uma amostra (geralmente sangue, soro ou plasma) para mostrar a presença ou quantidade de um anticorpo produzido pelo sistema imunológico. Anticorpos são proteínas (imunoglobulinas) que protegem as pessoas contra invasores microscópicos como vírus, bactérias, substâncias químicas e toxinas.

Existem cinco classes diferentes de imunoglobulinas: IgM, IgG, IgE, IgA e IgD. As três imunoglobulinas investigadas com maior frequência em exames são IgM, IgG e IgE. Os anticorpos IgM e IgG têm ação conjunta na proteção imediata e a longo prazo contra infecções. Os anticorpos IgE estão associados a alergias.

Serviço

Prazo de envio das amostras: até domingo (28)
Horário de recebimento das amostras: 8h às 17 horas (todos os dias)
Endereço: R. São José, S/N – Precabura, Eusébio (Recepção da Sorologia da Fiocruz-CE)
Telefone: (85) 3215-6450