Astronautas 'presos' no espaço ganham data para voltar à Terra após nove meses
O retorno, programado para o final do mês, acontecerá a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, após a chegada de astronautas substitutos
.jpg?f=16x9&h=574&w=1020&$p$f$h$w=c1b3f4e)
Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams, da Nasa, que estão "presos" no espaço, finalmente ganharam uma data para voltar à Terra após nove meses de missão na Estação Espacial Internacional (ISS).
O retorno, programado para o final do mês, acontecerá a bordo de uma cápsula Crew Dragon, da SpaceX, após a chegada de seus substitutos, prevista para a semana que vem. O último retorno deles estava previsto para fevereiro de 2025, mas foi adiado por problemas técnicos.
Veja também
Missão de teste
O astronauta Williams é o comandante da missão, enquanto Wilmore é a engenheira de voo. Eles decolaram da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos, em junho de 2024.
A Starliner os deveria ter trazido de volta à Terra em oito dias, mas problemas detectados em seu sistema de propulsão levaram a Nasa a questionar a sua confiabilidade e a buscar alternativas. Equipes da Boeing e da Nasa fizeram testes para entender a causa dos problemas detectados em voo, principalmente com os propulsores da nave.
No entanto, a nave apresentou falhas nos propulsores e um vazamento de hélio. Williams e Wilmore conseguiram chegar à ISS em segurança. Porém, a Nasa decidiu que não era seguro para a dupla voltar a bordo do Starliner como planejado originalmente.
A cápsula Starliner retornou vazia para a Terra, marcando o segundo adiamento, para fevereiro de 2025. Depois, eles receberam a notícia de mais um atraso, com a previsão para volta em março.