Ídolo do Fortaleza, Tinga dá mais uma mostra que é símbolo do momento histórico do Leão

Coringa tricolor fez tudo e mais um pouco na classificação do time cearense na Copa do Nordeste

Legenda: Tinga comemora gol pelo Fortaleza em partida da Copa do Nordeste
Foto: Fabiane de Paula/ SVM

Talvez essa não seja primeira, mas certamente não será a última vez que escreverei sobre Tinga. A explicação é simples, o lateral-direito/zagueiro/faz-tudo do Leão é o símbolo de uma geração e de uma época de glórias do Fortaleza.

No jogo de ontem, contra o Atlético-BA, Tinga só não fez chover. Aliás, São Pedro pode até me contradizer, já que o Castelão recebeu grandes precipitações.

Mas um gol (sim, considero o lance que ele evitou o tento do time baiano como tal) e três assistências na partida, fora todo repertório de raça e entrega em campo, marcaram mais uma partida épica do coringa leonino.

História espetacular no Fortaleza

 

Tinga comemora gol marcado pelo Fortaleza na final do Estadual
Legenda: O lateral-direito Tinga se destacou nos Clássicos-Reis de 2021, marcando dois gols nas finais do Estadual
Foto: Thiago Gadelha/SVM

O histórico de Tinga é fantástico. Em 2015, deu assistência para o histórico gol de Cassiano e enfrentou os dissabores da Série C.

Mas na volta, em 2018, na Série B ainda, com Rogério Ceni, passou novamente a entrar na história conquistando o título nacional da 2ª Divisão e o acesso. 

Em 2019, o título inédito da Copa do Nordeste e classificação para a inédita Sul-Americana com boa campanha na Série A.

Veja também

A escalada prosseguiu com a grande campanha tricolor na 1ª divisão de 2021, com a conquista da vaga na Libertadores, fora campanha histórica na Copa do Brasil.

São muitos argumentos que colocam Tinga como um autêntico ídolo tricolor, daqueles que devem ser reverenciados e lembrados por várias gerações pelos enormes serviços prestados ao Fortaleza Esporte Clube.