Vaga na Libertadores consolida Marcelo Paz como maior presidente da história do Fortaleza

Tricolor tem vários nomes marcantes ao longo de sua história, mas hoje vive uma outra realidade com crescimento exponencial que permite a concretização de algo que antes era utópico. E Marcelo Paz é o comandante disso

Legenda: Marcelo Paz, emocionado, comemora vaga do Fortaleza na Libertadores
Foto: Kid Junior/SVM

Se antes existia alguma dúvida, agora não há mais. Ao longo dos 103 anos, o Fortaleza teve vários nomes marcantes ocupando a presidência, mas a conquista da inédita vaga para disputar a Taça Libertadores consolida ainda mais Marcelo Paz como o maior presidente da história do clube.

Detalhe: o Fortaleza foi o primeiro time do Nordeste a conseguir a classificação via Série A de pontos corridos.

Feitos esportivos

No clube desde 2015, o dirigente já acumulava um bicampeonato estadual (2015 e 2016) como diretor de futebol. Em 2017, era o vice-presidente na campanha do tão sonhado acesso na Série C do Campeonato Brasileiro e, logo depois, assumiu a presidência.

Desde então, Paz tem comandado o Fortaleza em uma série de conquistas, como a Série B do Brasileiro e consequente acesso à Série A (2018), a Copa do Nordeste (2019) e um tricampeonato estadual (2019, 2020 e 2021).

Marcelo Paz e Rogério Ceni com a taça da Copa do Nordeste
Legenda: Marcelo Paz ergueu a taça da Copa do Nordeste em 2019 ao lado do então treinador Rogério Ceni
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Soma-se a isso quatro participações seguidas na Primeira Divisão (2019, 2020, 2021 e já garantido para 2022), a melhor campanha da história do clube na Copa do Brasil (semifinalista neste ano) e a inédita classificação para a disputa de torneios internacionais, como a Copa Sul-Americana (2019) e agora a Libertadores (2021).

Gestão e crescimento

Marcelo Paz e Toinha segurando cartaz de classificação para a Libertadores
Legenda: Marcelo Paz e Toinha, dois símbolos de trabalho e dedicação ao Fortaleza
Foto: Reprodução/Instagram

As conquistas esportivas ocorrem como reflexo da evolução administrativa do Tricolor, com estabelecimento de práticas responsáveis de gestão, equilíbrio financeiro e maiores investimentos em infraestrutura.

Ney Rebouças, Sílvio Carlos, Ribamar Bezerra, Jorge Mota, Luis Eduardo Girão. Só alguns dos nomes de presidentes marcantes. Todos foram extremamente relevantes e que contribuíram demais para a sobrevivência/crescimento/história do Leão do Pici em suas respectivas épocas.

Mas o Fortaleza de hoje deu um enorme salto em relação ao de tempos atrás. É marcado pela profissionalização, com uma outra realidade, diferente de tudo que já se viu antes, e que permite aos leoninos a vivência de algo que, antes, só se imaginava em sonhos.

E Marcelo Cunha da Paz já escreveu seu nome nesta história.

Veja também