Fortaleza tem 1ª vitória fora do Brasil com grande atuação e pode sonhar com oitavas da Libertadores

O Leão venceu o Alianza Lima-PER, no Peru, nesta quarta-feira (18)

Legenda: Pikachu brilhou contra Alianza Lima, do Peru, com um gol e uma assistência
Foto: divulgação / Conmebol

O Fortaleza está vivo na Libertadores da América. E de sobra, conquistou uma marca histórica: a primeira vitória do clube fora do Brasil. Os feitos surgem após superar o Alianza Lima, no Peru, por 2 a 0, pelo Grupo F da competição. Hoje tem, no mínimo, uma vaga na Sul-Americana garantida.

Veja os gols de Alianza Lima 0x2 Fortaleza

Isso porque, restando uma rodada, tem a 3ª posição decretada, com sete pontos. E essa colocação classifica para o mata-mata da Sula. Caso suba mais uma colocação, avança na Liberta. O restante da chave tem o Colo-Colo, do Chile, também com sete, e o River Plate, da Argentina, com 10.

Imagem da fase de grupos da Libertadores
Legenda: O Fortaleza está no Grupo F com River Plate-ARG, Alianza Lima-PER e Colo-Colo-CHI
Foto: reprodução / Conmebol

Veja também

Postura agressiva

O Fortaleza iniciou a partida com uma postura agressiva, pressionando o Alianza Lima-PER. Com intensidade, controlou a posse de bola e ditou o ritmo dos primeiros minutos sem sofrer na defesa. Assim, a imposição culminou com um placar inaugurado logo cedo, aos 15, com Moisés: 1x0.

Elenco do Fortaleza comemora gol
Legenda: Moisés marcou gol pelo Fortaleza no 1º tempo e comemorou com Jussa
Foto: Felipe Cruz / Fortaleza

O resultado parcial serviu para administração do desgaste físico e a mudança de cenário, principalmente na volta do intervalo: os donos da casa se lançaram ao ataque, pressionaram, mas o Leão mostrou resiliência para sustentar o placar. O outro gol veio com Pikachu, já no fim: 2x0.

Pelo número de contra-ataques e o volume, o time poderia até apresentar um resultado mais elástico, em lances desperdiçados como o de Robson, que errou a cavadinha. No âmbito geral, diversos nomes tiveram boa atuação individual, como Lucas Lima e Felipe no meio-campo. Hércules, que entrou no 2º tempo, também ofereceu mais dinâmica e colaborou na armação.

Brilho de Pikachu

O nome do jogo e da vitória do Fortaleza foi Yago Pikachu. O ala participou com um gol e uma assistência, sendo decisivo mais uma vez na temporada de 2022. Na Libertadores, o caráter decisivo é ainda mais acentuado: soma contribuição em cinco dos seis tentos da equipe na competição.

Pikachu comemora gol pelo Fortaleza
Legenda: Pikachu participou de cinco dos seis gols do Fortaleza na Libertadores
Foto: Felipe Cruz / Fortaleza

No ano vigente, são 12 gols e oito assistências em 29 jogos - mesmos números de 2021, quando atuou 50 vezes pela equipe. Assim, o caminho indica superação do desempenho, com gols importantes em finais que ajudaram com os títulos do Campeonato Cearense e da Copa do Brasil.

Assim, o brilho de um atleta consolidado. E que recusou proposta milionária para seguir no Fortaleza.