Fortaleza vence Alianza Lima no Peru e segue vivo na Libertadores; Veja os gols

Leão vence por 2 a 0 fora de casa e decide vaga na 2ª fase na última rodada contra o Colo Colo

Legenda: Yago Pikachu marcou o segundo gol do Leão, que decretou a vitória em Lima, no Peru
Foto: Felipe Cruz / Fortaleza EC

O Fortaleza conquistou uma vitória importantíssima na sua caminhada na Libertadores. O Tricolor de Aço bateu o Alianza Lima por 2 a 0, no Monumental de Lima, no Peru, pela 5ª rodada da competição e segue vivo na luta por uma vaga na 2ª Fase. Os gols do Leão foram marcados por Moisés, no 1º tempo e Pikachu, na etapa final.

O resultado foi duplamente histórico para o Leão. Além dos primeiros gols marcados fora do país na Libertadores, foi a primeira vitória de um time cearense e leonina fora de casa na competição.

 

Veja os gols do Leão

 

 

Matemática

 

Com a importantíssima vitória, o Leão chegou aos 7 pontos e coloca pressão no Colo-Colo. O Leão empatou em pontos com o time chileno, e decide com ele na última rodada, em Santiago, no dia 25. A partida será às 19 horas e deve ser disputada de portões fechados após punição ao alvinegro do Chile.

Para chegar com a vantagem até de um empate no Chile, o Leão precisa que o River Plate vença o Colo Colo por dois gols de diferença nesta quinta-feira (19), às 21 horas no Monumental de Nuñez. Assim, o Leão ficaria com um saldo de gols superior ao time chileno.

 

O jogo

A partida começou equilibrada, com o Alianza Lima tentando pressionar, mas sem efetividade. E foi o Fortaleza foi o primeiro a criar uma grande chance. Logo aos 4 minutos, Crispim bateu escanteio, Benevenuto cabeceou e o goleiro Campos salvou ao espalmar.

O Leão voltou a ser perigoso em escapada de Moisés, mas ele mandou por cima do travessão.

O Fortaleza continuou melhor, com Tinga cruzando rasteiro e Moisés batendo em cima da zaga, aos 11 minutos.

Já melhor no jogo, o Leão abriu ao placar aos 17 minutos.  Pikachu iniciou a jogada no meio-campo, achou Moisés, que bateu rasteiro para marcar o primeiro do Fortaleza.

 

Legenda: O Leão fez 1 a 0 no 1º tempo com gol de Moisés
Foto: Felipe Cruz / Fortaleza EC

 

Bem à vontade no jogo, o Leão quase ampliou aos 20 minutos, em chute forte de Moisés de fora da área, que o goleiro espalmou.

A primeira chance do Alianza Lima só surgiu aos 22 minutos, em cabeçada de  Ramos, por cima do gol.

Na reta final do 1º tempo, o Alianza Lima ficou mais com a bola e pressionou o Fortaleza na base dos cruzamentos na área. Duas tentativas do time peruano foram perigosas, com a cabeçada de Barcos que passou por todo mundo e saiu, e em outra cabeçada de Benítez, que raspou a trave. 

E na última chance do 1º tempo, aos 44 minutos, Benítez mandou por cima do gol, após erro defensivo leonino.

Segundo Tempo

A etapa final começou com o time da casa pressionando o Fortaleza. E logo com 3 minutos, Aguirre deu assistência de cabeça, e Barcos,  mandou o chute por cima.

Após receber uma pressão, o Fortaleza respondeu em grande jogada em velocidade com Moisés. Ele inverteu o jogo para Pikachu, que finalizou no travessão, aos 8 minutos.

Com espaço nos contra-ataques, o Leão perdeu outra chance, após Tinga roubar a bola e deixar para Kayzer, mas ele bateu fraco para a defesa do goleiro, aos 11 minutos.

O Alianza respondeu em finalização de Lavandeira por cima, um minuto depois. 

 

Legenda: Na etapa final de jogo, o Leão segurou a pressão do Alianza Lima e definiu o jogo
Foto: Felipe Cruz / Fortaleza EC

 

O jogo se mantinha perigoso pelo placar mínimo e o técnico do Leão mudou o ataque, com as entradas de Romarinho e Robson. Eles participaram de boas chances do Leão, com Robson quase finalizando em cruzamento de Hercules, e Romarinho cabeceando pra fora.

O time da casa respondeu aos 29 minutos, em finalização de Lavandeira, que Marcelo Boeck espalmou, salvando o Leão.

Com muito espaço para atacar, o Tricolor de Aço via o time da casa se desorganizar com uma escalação muito ofensiva após as mudanças do treinador.

E o Leão aproveitou. O time contruiu uma grande jogada e marcou o segundo gol, aos 34 minutos, definindo a vitória: em boa jogada trabalhada, Lucas Lima achou Pikachu, que balançou as redes.

Nos minutos finais de jogo, o Fortaleza teve chance até de marcar o terceiro, mas Robson perdeu um gol incrível nos acréscimos. O gol não fez falta, com o Leão conquistando uma vitória redentora, seguindo vivo no sonho das Oitavas de Final.

 

 

Alianza Lima 0x2 Fortaleza | como foi o tempo real

 

 

 

Acompanhe os melhores momentos do jogo

 

 

 

FICHA TÉCNICA | Alianza Lima x Fortaleza

Copa Libertadores - 5ª rodada
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/Horário: 18 de maio de 2022, às 23 horas
Árbitro: Franklin Congo (ECU)
Assistentes: Ricardo Baren (ECU) e Andres Tola (ECU)

ESCALAÇÕES

ALIANZA LIMA: Campos; Vílchez (Fuentes), Ramos, Portales e Rojas (Benavente); Bailón, Concha (Cornejo), Lavandeira (Leiton) e Banítez (Arley Rodríguez); Aguirre e Hernán Barcos. Técnico: Carlos Bustos

FORTALEZA: Marcelo Boeck; Tinga, Benevenuto, Titi; Yago Pikachu, Felipe (José Welison), Matheus Jussa (Hércules), Lucas Lima e Lucas Crispim (Juninho Capixaba); Moisés (Robson) e Kayzer (Romarinho). Técnico: Juan Pablo Vojvoda