Fortaleza enfrenta Estudiantes de La Plata na Libertadores; conheça mais do adversário do Leão

O time argentino terminou na liderança da 1ª fase do Campeonato Argentino

Imagem do estádio da Estudiantes e do elenco do time
Legenda: O Estudiantes é um time muito tradicional da Argentina, com quatro títulos da Libertadores
Foto: divulgação / Conmebol

Fortaleza conheceu o adversário das oitavas da Libertadores de 2022: o Estudiantes de La Plata, da Argentina. Com uma campanha histórica e inédita, na 1ª participação do futebol cearense, o Leão terá um jogo muito difícil pela frente no mata-mata.

O time argentino foi o líder do Grupo C, contra Vélez (ARG), Nacional (URU) e Bragantino. No desempenho, venceu quatro partidas, empatou uma e perdeu uma. Será Brasil x Argentina, com a torcida tricolor viajando ao país vizinho novamente. Agora diante de um adversário que já venceu a Libertadores quatro vezes na história.

Reprodução do mata-mata
Legenda: Os chaveamentos do mata-mata da Libertadores de 2022 foram definidos
Foto: divulgação / Conmebol

Resultados do Estudiantes na Libertadores de 2022

  • 07.04 - Estudiantes 4x1 Vélez Sarsfield | Estádio Jorge Luis Hirschi, na Argentina
  • 13.04 - Nacional-URU 0x0 Estudiantes | Parque Central, na Argentina
  • 26.04 - Estudiantes 2x0 Bragantino | Estádio Jorge Luis Hirschi, na Argentina
  • 03.05 - Estudiantes 1x0 Nacional-URU | Estádio Jorge Luis Hirschi, na Argentina
  • 17.05 - Bragantino 0x1 Estudiantes | Nabi Abi Chedid, em São Paulo
  • 24.05 - Vélez Sarsfield 4x0  Estudiantes | no José Amalfitani, na Argentina

Os confrontos serão na última semana de junho e na 1ª de julho. As datas serão divulgadas pela Conmebol na próxima segunda-feira (30), com a definição dos horários e dos locais da partidas.

Perfil do Estudiantes, rival do Fortaleza 

Mauro Boselli em ação pelo Estudiantes, da Argentina
Legenda: Mauro Boselli marcou 11 gols em 19 jogos pelo Estudiantes, na Argentina
Foto: divulgação / Estudiantes

Estudiantes | Argentina

  • Histórico: fundado em 1905, o El León está no rol dos gigantes do futebol argentino, com Boca Juniors e River Plate. Na história, tem quatro títulos da Liberta (1968, 1969, 1970 e 2009). Nos torneios da Argentina, soma seis taças, duas da Copa da Argentina e uma Copa Intercontinental (1968).
  • Estádio: o estádio Jorge Luis Hirschi, o "Uno", é a casa do Estudiantes, com capacidade para 23.000 lugares. O equipamento foi reinaugurado em 2019 e tem característica de "caldeirão". Além desse local, a equipe também utiliza o "Ciudad de La Plata" em grandes eventos, pois o local tem 53 mil lugares. Esse é um dos palcos de jogo mais modernos da Argentina e foi aberto em 2003.
  • Desempenho: na atual temporada, o Estudiantes foi o líder da 1ª fase do Campeonato Argentino, na frente do Boca Juniors, mas terminou eliminado para Argentinos Juniors nas quartas, em pênaltis. Do cenário da Argentina atual, é considerado forte, com uma postura ofensiva.
  • Elenco: a equipe tem média de idade de 24 anos e um elenco predominantemente argentino. No esquema 4-3-1-2, tem o técnico argentino Ricardo Zielinski e costuma atuar com dois centroavantes e um camisa 10 na armação: Del Prete. O destaque ofensivo é Mauro Boselli, ex-Corinthians, com 11 gols em 19 partidas.

Imagem do estádio do Estudiantes, na sede do clube
Legenda: O Estudiantes também manda os jogos no estádio Uno, na Argentina
Foto: divulgação / Estudiantes

Confira os gols de Mauro Boselli, artilheiro do Estudiantes 

Tabela do Grupo C da Libertadores
Legenda: Resultado do Grupo C da 1ª fase da Libertadores de 2022
Foto: divulgação / Conmebol

A expectativa é de um Leão competitivo contra os estrangeiros. A missão é essa, com a marca história alcançada: na campanha inicial, pioneira, avançou às oitavas, o objetivo atingido. Por isso, o caminho é de exposição da marca para  cenário internacional, da história do clube e da experiência no principal torneio de clubes da América do Sul.

Se classificar está longe de ser impossível, apesar de tarefa árdua. A presença da torcida na Arena Castelão, o trabalho consolidado do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda e a força do elenco tricolor são as armas do Fortaleza. Na próxima fase, se avançar às quartas, irá enfrentar o vencedor de Athletico-PR x Libertad (PAR).