Veteranos em clássicos, Richardson e Titi exaltam confiança e despistam sobre favoritismo

Jogadores podem ser lideranças de Ceará e Fortaleza na final do Campeonato Cearense

Legenda: Titi, do Fortaleza, e Richardson, do Ceará
Foto: Leonardo Moreira/Fortaleza - Felipe Santos/cearasc.com

“Clássico é um campeonato à parte dentro do próprio campeonato”. É assim que Richardson, volante do Ceará, enxerga o Clássico-Rei. E quando se trata do confronto entre Ceará e Fortaleza, o meio-campista do Alvinegro conta com um diferencial: a experiência.

Ao longo de sua carreira, são 16 edições do Clássico-Rei, todas elas vestindo a camisa do Ceará. E a experiência de Richardson quando se trata de enfrentar o Fortaleza é confirmada nos números: oito vitórias, quatro empates e quatro derrotas.

Richardson
Legenda: Richardson comemora gol pelo Ceará
Foto: Kid Júnior/SVM

A expectativa é de que o camisa 26 dispute o seu 17º Clássico-Rei neste sábado (30), quando Ceará e Fortaleza se enfrentam pela partida de ida das finais do Campeonato Cearense 2024. Para ele, a receita do sucesso é a experiência e sobretudo a concentração.

Clássico a gente sabe que é decidido no detalhe, então a gente tem que estar muito concentrado como foi nos últimos dois clássicos, estar muito confiante, concentrado e possa fazer um bom jogo.
Richardson
Jogador do Ceará

Mas, se por um lado, Richardson é a voz de experiência no Ceará, do lado do Tricolor do Pici, um jogador também se destaca no quesito experiência quando o assunto é Clássico-Rei: o experiente zagueiro Titi, de 36 anos.

E as duas experiências são bastante equilibradas numericamente: se Richardson disputou 16 edições do Clássico-Rei com a camisa do Ceará, Titi esteve em campo também em 16 edições do Clássico-Rei, mas com a camisa do Fortaleza.

Legenda: O zagueiro Titi comemora gol do Fortaleza
Foto: KID JUNIOR/SVM

Com Tinga machucado e sendo dúvida para enfrentar o Ceará neste sábado, Titi, caso seja titular, seria a principal voz de experiência no time titular do Fortaleza. Em 2021, o zagueiro concedeu entrevista coletiva onde tratou sobre a experiência de disputar um Clássico-Rei.

Clássico é o jogo mais importante que a gente pode ter [...] tem algo especial se tratando de clássico. A gente sabe que aqui tem uma rivalidade muito grande. Sabemos de tudo que envolve um clássico, tudo que move a paixão do nosso torcedor.
Titi
Jogador do Fortaleza

EXPERIÊNCIA QUE CONTA

Na atual temporada, os elencos de Ceará e Fortaleza têm sido marcados positivamente por jovens destaques. Do lado do Vovô, Erick Pulga é o grande destaque, e do lado do Leão, Kervin Andrade tem sido um dos pontos fortes da equipe.

Mas em um jogo que é considerado um campeonato à parte, precisa-se muito mais do que a ousadia dos jovens jogadores. É necessário experiência, concentração e muita seriedade, principalmente tratando-se de uma final de Campeonato Cearense.

Richardson, do lado do Ceará, e Titi, do lado do Fortaleza, podem ser importantes e necessários pilares de suas equipes neste primeiro jogo da final do Campeonato Cearense 2024. São 16 Clássicos-Rei para cada lado, com muitas histórias e experiências.

Eu acho que clássico nunca se existe favorito. É um campeonato à parte dentro do próprio campeonato. Viemos de dois clássicos completamente diferentes, um de muitos gols e o outro de uma vitória simples. Na minha visão, se existir uma pequena vantagem, é do nosso rival, pelo tempo de trabalho que tem, pelo poder aquisitivo que tem financeiramente hoje dentro do mercado, mas aqui existem também grandes jogadores, jogadores dedicados.
Richardson
Jogador do Ceará

RICHARDSON X TITI

Richardson e Titi já se enfrentaram em nove edições do Clássico-Rei, sendo três jogos pela Copa do Nordeste, dois jogos pelo Campeonato Cearense, dois jogos pela Copa do Brasil e dois jogos pelo Campeonato Cearense.

Uma dessas partidas foi justamente a partida de ida da final do Campeonato Cearense de 2023. Naquela ocasião, Titi e o Fortaleza levaram a melhor, ao vencer o Ceará por 2 a 1, confirmando o título no jogo de volta.

Neste sábado (30), a expectativa é que os dois jogadores se enfrentem mais uma vez em uma partida de ida de uma final de campeonato estadual. Para Richardson, apesar do bom retrospecto recente, esta será uma partida difícil.

“A gente sabe que vão ser dois jogos difíceis. A gente espera estar preparado, independente do que aconteça nesse primeiro jogo, que a gente esteja com o mental muito forte para que nos próximos 90 minutos, na próxima semana, a gente consiga sair com o título, que é o objetivo principal de todos”, disse o jogador.

Clássico-Rei, final de campeonato, estádio lotado: ingredientes que geram a expectativa de mais uma grande partida entre Ceará e Fortaleza. Em um confronto com tantos fatores envolvidos, a experiência de Richardson e Titi certamente será um amuleto para Ceará e Fortaleza em mais um Clássico-Rei.