Colômbia mostra mais repertório que Uruguai, segura vitória magra e vai à final da Copa América

Partida acontece pela semifinal da Copa América

Legenda: A Colômbia busca levantar a taça pela segunda vez, repetindo o feito de 2001
Foto: Tim Nwachukwu / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A Colômbia venceu o Uruguai, por 1 a 0, nesta quarta-feira (10), e se classificou para a final da Copa América-2024, nos Estados Unidos, onde no próximo domingo (14) buscará o segundo título continental de sua história contra a Argentina. No mesmo horário, mas um dia antes, os uruguaios disputam o terceiro lugar contra o Canadá.

No clássico sul-americano, o meio-campista Jefferson Lerma, em sua volta ao time titular do técnico Néstor Lorenzo após cumprir suspensão, marcou, aos 38 minutos do primeiro tempo, o gol que definiu esta semifinal, no Bank of America Stadium, em Charlotte, com mais de 70 mil torcedores, a maioria de colombianos. 

SOBRE O JOGO

Com a bola no chão, a Colômbia passou a mostrar ainda mais porque empolga tanto. O palmeirense Richard Ríos é uma das peças fundamentais no desafogo do meio de campo colombiano e conseguia trocar passes rápidos com James. Do outro lado, Bielsa pedia calma. O gol abalou os nervos dos uruguaios.

A contradição, neste momento, ainda no fim do primeiro tempo, foi a expulsão do colombiano Muñoz por falta em Maximiliano Araújo. Em provocações após o lance, Ugarte também agrediu o camisa 21 da Colômbia, mas não foi advertido pelo árbitro argentino Dario Herrera.

A segunda etapa começou com a preocupação de Bielsa em ocupar o campo ofensivo, por meio das entradas de Arrascaeta e Cristian Olivera. Já Néstor Lorenzo preferiu a cautela. Saiu John Arias e, depois, Ríos e James.

Caberia ao Uruguai impor o jogo para recuperar-se, já que a Colômbia, com um a menos, abdicava de jogar para segurar o placar. A equipe de Bielsa não conseguiu criar chances, até o ingresso de Luis Suárez, que ajudou a abrir mais espaços, mas perdeu chances.

A partida virou uma simulação de ataque contra defesa, elevando o nervosismo. Em chance colombiana, Uribe deixou de matar a partida, ao chutar para fora em falha da defesa uruguaia. Ele ainda perderia mais uma finalização, que explodiu no travessão, nos acréscimos.

De volta à dinâmica de quase todo o segundo tempo, o Uruguai lançava-se para o ataque nos minutos finais. A equipe teve pouca variação nas jogadas e desperdiçou finalizações, mas demonstrou vontade até os últimos minutos. Não foi suficiente.

O alívio da Colômbia e a lástima do Uruguai confirmaram-se no apito final de Dario Herrera. Os uruguaios perderam a chance de buscar o 16º título, como fará a Argentina. A Colômbia busca levantar a taça pela segunda vez, repetindo o feito de 2001.