Saulo Mineiro: coração valente, coração alvinegro, coração de primeira
Atacante brilhou no acesso do Ceará para a Série A do Brasileirão
Saulo Mineiro é o grande símbolo da arrancada do Ceará pelo acesso à Série A, conquistado neste domingo (24), após empate com o Guarani. Saulo deu ao Ceará muito mais do que gols; Saulo deu ao Ceará a sua vida; Saulo deu ao Ceará o seu coração.
O coração, que antes batia descompassado, por conta de um problema de arritmia cardíaca, que obrigou Saulo a fazer uma cirurgia em 2020, encontrou o seu compasso nas vozes e batidas da torcida alvinegra, que lotou o Castelão em toda a Série B de 2024.
Para muitos torcedores, Saulo foi símbolo: representou a massa alvinegra dentro das quatro linhas, com esforço e entrega inegáveis. “Quando você erra é tentando acertar, te amamos”, disse uma torcedora do Ceará para o atacante em um comentário nas redes sociais.
“Te amamos”, disse a torcida. Dentro de campo, através dos gols, das arrancadas, das lágrimas, Saulo respondeu, sem usar palavras: “eu também amo vocês”. Uma verdadeira relação de amor, marcada pela entrega e pelo sacrifício.
Nas últimas partidas, Saulo participou diretamente da arrancada do Ceará pela conquista do acesso. Foram cinco gols e duas assistências em quatro partidas, sendo o grande nome do Vovô nesta reta final de Série B do Brasileirão.
Este Saulo artilheiro é o mesmo Saulo que quase foi impedido de ser um jogador profissional, e que contou detalhes sobre a sua luta contra a arritmia cardíaca em entrevista exclusiva ao programa Ceará Cast, em maio deste ano.
“‘Você nunca mais vai poder jogar futebol’, foi o que eu mais escutei na minha vida. Eu lembro até hoje, com 14 anos, chegando na sala do médico. Ele já estava ciente que eu estava tentando ser atleta e falou que eu tinha isso e que não poderia jogar futebol”, contou.
Eu levantei, dei um tapão na mesa: ‘O que? Você está ficando louco?’. Minha mãe me abraçou e eu lembro que eu falei que ainda ia ser jogador profissional.
Ao ouvir que não poderia ser jogador de futebol, Saulo respondeu: “O que? Você está ficando louco?”. Ao ouvir que o Ceará não poderia conquistar o acesso, Saulo certamente pensou em dizer o mesmo: “O que? Você está ficando louco?”.
E a mesma superação que mostrou para superar o problema do coração, com auxílio do Ceará, mostrou também na reta final da Série B, superando as críticas de parte da torcida e sendo peça fundamental para o acesso à elite do Campeonato Brasileiro.
Saulo Mineiro chegou ao Ceará para a sua primeira passagem em 2020. A estreia, porém, demorou a acontecer, já que os exames feitos na chegada ao clube apontaram o problema cardíaco e os riscos à saúde do jogador em caso de esforços extremos.
11 dias após o anúncio oficial, o Vovô detectou alterações em exames cardíacos no jogador e decidiu submetê-lo a um procedimento de correção de distúrbio de condução elétrica cardíaca. Ao todo, Saulo Mineiro precisou passar por dois procedimentos em 2020.
Saulo Mineiro é a personificação do Ceará! Uma trajetória difícil, com altos e baixos. Um caminho tortuoso, e por vezes doloroso. Mas uma fé e uma força de vontade que superam as dificuldades e, quando desacreditados, alcançam os objetivos. Foi assim com Saulo Mineiro e seu problema no coração. Foi assim com o Ceará na reta final da Série B.
Utilizando uma linguagem figurada, o Ceará deu um “coração” para Saulo Mineiro, e Saulo Mineiro deu o seu coração para o Ceará. Um coração que agora bate no ritmo certo, um coração compassado, um coração alvinegro!