Pilotos da Fórmula 1 silenciam em pergunta sobre suposto título de Massa em 2008

Lewis Hamilton disse não dar muita atenção ao assunto

Legenda: Pilotos da Fórmula 1
Foto: Nelson Almeida/AFP

A entrevista coletiva com os pilotos da Fórmula 1, em Interlagos, na quinta-feira (2), foi marcada por um período de silêncio. Isso porque os atletas presentes, Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Carlos Sainz, foram questionados sobre Felipe Massa, que busca na Justiça reivindicar o título de 2008 que foi conquistado por Hamilton. Carlos Sainz foi quem se pronunciou.

"Eu não acho nada", disse o piloto da Ferrari.

Hamilton, que conquistou o título daquele ano, fugiu do assunto e afirmou não dar muita atenção para o tema em questão. Os advogados de Felipe Massa, em agosto, enviaram para a FIA e para a Fórmula 1 uma carta que dizia que Massa seria campeão por direito e que este havia sido vítima de uma conspiração das entidades, que ainda não responderam e novamente pediram uma prorrogação do prazo para enviar o retorno formal. O envio poderá ser feito até o próximo dia 15.

A F1 vai acontecer em São Paulo, no autódromo de Interlagos, entre os dias 3 e 5 de novembro.

O CASO

A disputa entre Massa e F-1 e FIA remete ao GP de Cingapura de 2008, um dos mais polêmicos da história da F-1. Na ocasião, Massa e Hamilton brigavam ponto a ponto pelo título. O brasileiro entrou naquela etapa apenas um ponto atrás do inglês, na época defendendo a McLaren. E tudo se encaminhava para uma vitória na corrida e uma virada de Massa no campeonato.

No auge de sua trajetória na F-1, o brasileiro, então na Ferrari, havia conquistado a pole position, no sábado. No domingo, liderava a prova até a 14ª de 61 voltas daquele GP. Foi quando Nelsinho Piquet bateu intencionalmente sua Renault, por ordem do polêmico Flavio Briatore, chefe da equipe, para beneficiar Fernando Alonso, seu companheiro de time. O espanhol havia feito pit stop duas voltas antes e estava com o tanque cheio - na época, havia reabastecimento dos carros durante as corridas.

A batida provocou a entrada do safety car na pista, o que mudou totalmente a história da corrida. Alonso, que largara em 15º, herdou e manteve a primeira posição até a bandeirada final. Foi o maior beneficiado pela batida. Massa foi o maior prejudicado porque ainda viu a Ferrari cometer alguns erros nos boxes.

Mesmo após cair para o último lugar da prova, o brasileiro terminou a prova em 13º, sem somar pontos. Hamilton, seu grande rival no campeonato, foi o terceiro. O inglês viu sua vantagem crescer de um para sete pontos na tabela. O campeonato acabou com ele somando apenas um ponto a mais que o brasileiro na classificação geral.
 


Assuntos Relacionados