Fortaleza X Corinthians: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

A partida ocorre hoje, às 21h30, na Arena Castelão, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com os dois times empatados em pontuação, confronto pode marcar entrada na briga pelo G-10 e maior distância do Z-4

Legenda: O Tricolor de Aço espera vencer o Timão em casa após o tropeço diante do Goiás em jogo de gols perdidos
Foto: KID JUNIOR

O Fortaleza tem pela frente um adversário direto e a possibilidade de se firmar no G-10 da Série A do Campeonato Brasileiro. O cenário permeia confronto com o Corinthians, hoje, às 21h30, na Arena Castelão. A TV Verdes Mares e a Rádio Verdinha AM 810 transmitem ao vivo. Em tempo real, os interessados podem acompanhar pelo Diário do Nordeste.

O confronto é avaliado como muito importante para as pretensões na competição. É a abertura da  24ª rodada e promove encontro de duas equipes com a mesma pontuação: 29. O time tricolor tem vantagem no saldo de gols, por isso fica em 9º colocado - os paulistas estão em 11º.

Dentro do novo ciclo da comissão técnica, será o 5º jogo sob comando de Marcelo Chamusca. O retrospecto traz três partidas de invencibilidade no Brasileirão, com uma vitória (Botafogo) e dois empates (Vasco e Goiás). Na sequência fora, somou quatro pontos.

Com novo duelo dentro dos próprios domínios, pode repetir a margem e buscar fugir do grupo de rivais na mesma faixa de classificação (são três equipes com 29 e 28 pontos, além de uma com 27). Apesar de não existir chance de entrar na zona de rebaixamento, o objetivo é ampliar a distância.

"O Corinthians vai criar mais que o Goiás, principalmente chances de gol. Jogar sempre é difícil, sempre bem montado. Mancini é excelente treinador, e o Corinthians é o Corinthians, não pode faltar com respeito. Será difícil como contra o Goiás porque jogar com time que se defende é tão difícil como jogar com quem não dá espaço", analisou o goleiro Felipe Alves.

A dificuldade também está montada na definição dos titulares. O atacante Wellington Paulista, artilheiro do clube na temporada, testou positivo para Covid-19 e será ausência para as próximas partidas, ficando ao menos dez dias em isolamento.

Além do centroavante, o lateral direito Gabriel Dias e o meia Marlon foram infectados e cumprem protocolo de tratamento para o novo coronavírus. As baixas são acrescidas do zagueiro Juan Quintero, com lesão do tendão do adutor direito: está na 5ª semana de tratamento (fisioterapia).

Para completar as indefinições, os atacantes Yuri César e David foram flagrados em casa noturna na Capital e receberam punições administrativas - podem ser escalados. Às vésperas da partida, o departamento médico irá lançar boletim completo com desfalques.

A tendência é de manutenção do esquema 4-4-2. Pelo ímpeto adversário, Ronald pode ganhar chance no meio-campo e auxiliar na contenção dos lados do campo. Para posto de atacante avançado, a vaga é de Bergson.

Corinthians

O Timão encerrou preparação ontem em solo cearense. As novidades disponíveis para o técnico Vagner Mancini são o meia Ramiro e o goleiro Cássio, ambos recuperados de contusão. Por outro lado, o zagueiro  recém-chegado Jemerson testou positivo para Covid-19 e segue como ausência.

O Corinthians trabalha no esquema 4-2-3-1, com Jô atuando na posição de referência. A vitória frente ao Coritiba, fora de casa, trouxe maior confiança ao plantel. A principal dúvida é sobre Jonathan Cafu ou Mateus Vital na escalação principal.

O meia Luan recebeu mais oportunidades e deve iniciar o confronto. O mesmo serve para Xavier, da base, que soma nove exibições no Brasileirão.

Ficha técnica

Série A do Brasileiro - 24ª rodada

Arena Castelão, em Fortaleza

2 de dezembro  - 21h30

 

Fortaleza

Felipe Alves; Tinga, Jackson, Paulão e Bruno Melo; Felipe, Juninho, Ronald e Romarinho; Bergson e David. Técnico: Marcelo Chamusca.

Corinthians

Cássio, Fagner, Marllon, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Xavier, Cazares, Luan e Jonathan Cafu; Jô. Técnico: Vagner Mancini.

Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA)

Transmissão: ao vivo na TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares e Premiere. Em tempo real no Diário do Nordeste.