Robson marca, Fortaleza vence o Cuiabá fora de casa e deixa a lanterna do Brasileirão

Tricolor do Pici sobe para a 18ª posição na tabela

Legenda: Robson marcou o gol da vitória tricolor.
Foto: Bruno Oliveira/FEC

O Fortaleza voltou a vencer no Brasileirão. Com gol de Robson, ainda no primeiro tempo, o Tricolor derrotou  o Cuiabá por 1 a 0 neste domingo (31), em jogo da 20ª rodada da Série A de 2022. A Arena Pantanal, em Mato Grosso, recebeu o duelo.

Com mais três pontos, o time comandado por Vojvoda subiu para a 18ª posição e soma 18 pontos. Esta é a quarta vitória do Leão no torneio. O Fortaleza encara o Internaciona na próxima rodada. O duelo será no dimingo (7), na Arena Castelão, às 18h (de Brasília).

Veja também

O JOGO

1º Tempo

O Cuiabá pressionou no início com Alesson, que puxou contra-ataque rápido. Titi desviou. O Dourado deu novo susto na defesa tricolor com o atacante, lance defendido por Fernando  Miguel. Os donos da casa tentaram mais uma vez, e Benevenuto afastou o perigo. O Fortaleza recuperou a posse de bola e tentou criar. Robson avançou e caiu na área, mas juiz mandou seguir. Moisés também tentou. O atacante chegou pela direita e errou no passe. O Tricolor continuou se impondo no ataque com Romarinho e Thiago Galhardo.

Do outro lado, Gabriel Pirani respondeu. Ele tentou passe para Osório, que foi interrompido por Benevenuto. Marllon até teve chance, porém mandou para fora. O Leão respondeu com jogada de Romarinho. Na finalização, o atacante acabou travado pela zaga. Rodriguinho insistiu e errou: finalizou em cima do goleiro tricolor. O Fortaleza trabalhou a bola no meio do campo e criou. Benevenuto deu assistência para Robson. O jogador chutou de primeira e abriu o placar na Arena Pantanal, aos 24 minutos. O time cearense dominou ações ofensivas enquanto o Cuiabá pouco levou perigo.

O Fortaleza permaneceu impondo o ritmo. A equipe puxou contra-ataque em velocidade com Robson, mas ele chutou para fora. O adversário devolveu no cabeceio do camisa 10, que saiu por cima da trave. Recuado, o anfitrião buscou trabalhar as bolas longas. Pelo tricolor, Sasha mandou de fora da área, mas Walter foi firme no lance. O grupo buscou aumentar a vantagem, manteve a posse de bola e contou com erros do adversário. Os donos da casa ainda tentaram com Rodriguinho, mas Benevenuto interrompeu a jogada. Assim, o Leão segurou o placar em 1 a 0.

Legenda: Fortaleza vai vencendo o Cuiabá fora de casa
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza EC

2º Tempo

O Fortaleza começou o 2º tempo num ritmo mais lento. Atrás no placar, o Dourado buscou espaço para atacar. Rodriguinho chutou de fora da área, mas Fernando Miguel ficou com a bola. Da mesma forma, Pepê acabou parado pela defesa tricolor. Em outro lance, Osório bateu colocado de fora da área, sem sucesso. O time insistiu com o 10, que foi cortado por Benevenuto.

O time cuiabano trabalhou no meio do campo. Gabriel Pirani tentou avançar pela direita, mas errou o passe. Valdívia achou espaço para chutar rasteiro, de longa distância, contudo a bola saiu pelo fundo. O goleiro tricolor apareceu mais uma vez. Pirani finalizou da área, mas Fernando Miguel fez grande defesa e evitou o gol de empate do Cuiabá. A equipe seguiu pressionando com André Luís, Pepê e Gabriel. O Leão se fechou na marcação da saída de jogo.

O Dourado segurou a posse de bola e tentou furar a forte barreira tricolor. Valdívia e Daniel Guedes arriscaram, sem sucesso. Tricolor sentiu dificuldade para criar e viu o Cuiabá crescer na partida. Sem marcação, Pepê chegou na área e tentou o cabeceio. Fernando Miguel segurou sem dificuldade. O time de Vojvoda buscou se recuperar no ataque e sofreu com a marcação do time anfitrião, que se jogou para buscar o empate. No entanto, equipe foi derrotada pelo Leão, que deixou a lanterna e toma fôlego no Brasileiro.