Corinthians 1 x 0 Fortaleza: veja como foi a partida pela Série A do Brasileirão

A partida foi válida pela 4ª rodada da competição nacional

Legenda: Corinthians e Fortaleza se enfrentaram na Arena de Itaquera, em São Paulo, pelo Brasileirão
Foto: Leonardo Moreira / FEC

O Fortaleza perdeu para o Corinthians por 1 a 0, neste domingo (1º), pela 4ª rodada da Série A do Brasileiro de 2022. Na Arena de Itaquera, em São Paulo, o time paulista venceu com um gol contra de Matheus Jussa no 2º tempo. Assim, o Leão soma três derrotas na competição nacional.

Na tabela de classificação, segue na lanterna e sem pontuar - a equipe tem um jogo a menos devido adiamento do Clássico-Rei. O próximo compromisso, no entanto, é pela Libertadores. Na quinta-feira (5), às 19h, na Arena Castelão, diante do River Plate-ARG, pelo Grupo F.

-> Veja a tabela de classificação da Série A do Campeonato Brasileiro

O jogo

Atletas de Corinthians e Fortaleza disputam bola
Legenda: Felipe foi escalado como titular do Fortaleza contra o Corinthians
Foto: Leonardo Moreira / FEC

A partida começou com o Corinthians trocando passes e tentando controlar a posse. Aos 7, Júnior Moraes até abriu o placar após vacilo da defesa leonina, mas o lance foi anulado porque o atacante dominou com o braço antes da finalização. Com o avançar do tempo, o Fortaleza cresceu no jogo.

No 3--5-2, com linha alta de marcação, o Leão levou mais perigo e dominou as ações. Aos 21, Moisés chutou, Cássio cedeu rebote e Silvio Romero aproveitou. O centroavante estava impedindo, o que anulou a jogada. Apesar disso, o Leão manteve a pressão e exigiu muito do goleiro do Timão. 

Já na reta final, os donos da casa forçaram a primeira defesa de Max Walef. Aos 44, Róger Guedes cobrou falta forte, mas o arqueiro leonino espalmou. Assim, a etapa terminou em empate sem gols.

Segundo tempo

Matheus Vargas, do Fortaleza, conduz bola contra marcação do Corinthians
Legenda: Em busca do empate, o Fortaleza acionou Matheus Vargas na etapa final
Foto: Leonardo Moreira / FEC

Na volta do intervalo, o protagonismo virou dos donos da casa. Com uma mudança tática, ficaram com três zagueiros e deixaram os pontas com liberdade, aumentando a pressão no Fortaleza.

Aos 7, em escanteio, o Corinthians abriu o placar: 1x0. Na bola levantada na área, Matheus Jussa jogou contra a meta de Max Walef. E o resultado parcial ainda aumentou o volume do Timão.

O técnico Vojvoda tenta uma reação com mexidas, que surtiram pouco efeito, como as entradas de Lucas Lima, Matheus Vargas e Romarinho. Aos 21, o goleiro tricolor fez grande defesa para impedir um gol de Gil depois de uma bola parada. Deste modo, os paulistas venceram no Itaquerão.

Corinthians x Fortaleza | acompanhe a linha do tempo

Acompanhe o lance a lance

0-15m do 1°T: o Corinthians iniciou a partida dominando a posse e ditando o ritmo. Aos 7, até abriu o placar com Júnior Moraes, mas o lance foi anulado. O atacante dominou a bola com o braço antes da finalização na área. O Fortaleza resistiu à pressão e levou perigo com chutes de longe de Jussa.

15-30m do 1°T: o Fortaleza cresceu no jogo e encaixou a marcação. Aos 21, Moisés finalizou forte para defesa de Cássio. No rebote, Silvio Romero colocou no fundo da rede, mas estava em impedimento. Hércules também exigiu o goleiro do Corinthians. Paulinho sentiu lesão e foi substituído por Du Queiroz.

30-47m do 1°T: o Corinthians equilibrou as ações e deixou a partida mais truncado. Apesar disso, o Fortaleza teve a grande chance com Moisés, aos 36. O atacante recebeu com liberdade e chutou para fora. A melhor chance do Timão foi aos 44, em cobrança de falta de Róger Guedes. Max Walef fez a defesa.

INTERVALO

0-15m do 2°T: o Corinthians voltou do intervalo com mais intensidade e adiantou as linhas. Aos 7, conseguiu abrir o placar após cobrança de escanteio. A bola foi levantada na área, e Jussa fez contra: 1x0. Com o placar adverso, Vojvoda acionou Romarinho e Lucas Lima para buscar uma reação.

15-30m do 2°T: com o placar favorável, o Corinthians manteve a postura e encurralou o Fortaleza. Após novo escanteio, Gil subiu e cabeceou forte para grande defesa de Max Walef, aos 22. Mais acuado em campo, o Leão apostou nas entradas de Matheus Vargas e Robson para tentar o empate.

30-45m do 2ºT: o Fortaleza teve muita dificuldade no processo criativo e ainda cedeu espaços para o Corinthians atacar. Apesar das mudanças, com Lucas Lima e Matheus Vargas em campo, o Leão ficou anulado pela marcação adversároa. A última tentativa de Vojvoda foi a entrada de Depietri na vaga de Pikachu. No fim, o Corinthians manteve o placar: 1 a 0.

Ficha técnica | Corinthians 1 x 0 Fortaleza

Competição: Campeonato Brasileiro - 4ª rodada.
Data: 01/05/2022.
Horário: 16h (Horário de Brasília).
Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Gol: Matheus Jussa, contra, para o Corinthians.
Cartões amarelos: Willian (C), Felipe, Ceballos e Matheus Vargas (F).
Transmissão: Rede Globo, Premiere, Rádio Verdinha e Tempo Real no Diário do Nordeste.
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF).
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Lucas Costa Modesto (DF).
VAR: Rafael Traci (SC).

ESCALAÇÕES

Corinthians: Cássio; Rafael Ramos, João Victor, Gil e Lucas Piton; Maycon, Paulinho (Du Queiroz), Willian (Gustavo Mosquito) e Renato Augusto (Raul); Róger Guedes (Jô) e Júnior Moraes (Mantuan). Técnico: Vitor Pereira.

Fortaleza: Max Walef; Tinga, Benevenuto e Ceballos; Pikachu (Depietri), Felipe (Lucas Lima), Matheus Jussa, Juninho Capixaba e Hércules (Matheus Vargas); Moisés (Romarinho) e Silvio Romero (Robson). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.