Conmebol pressiona e Flamengo joga pela Libertadores no Equador

Após surto de Covid-19 no elenco rubro-negro, autoridades sanitárias de Guayaquil adiaram partida, mas Conmebol interveio e confronto foi liberado

A prefeita de Guayaquil Cynthia Viteri negou que o Estádio Monumental, palco do jogo entre Barcelona e Flamengo, tivesse sido fechado, embora o Rubro-negro tenha sido informado pelas autoridades sanitárias do de que o local estava inabilitado. Assim, o jogo acabou sendo realizado ontem, visto que a Conmebol apelou ao governo federal do Equador para tentar evitar o adiamento da partida.

Depois que autoridades locais decidiram interditar o estádio em Guayaquil, membros da Confederação Sul-Americana entraram em contato com a Federação Equatoriana para pedir ajuda.

Contatos foram feitos com o governo federal alegando que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos, com os profissionais do Flamengo contaminados isolados e com a garantia de que todos que estariam no estádio deram negativo para exames recentes de RT-PCR. O martelo foi batido pelo Ministério da Saúde.

Sem datas

Ao mesmo tempo, a Conmebol quebrava a cabeça para achar uma solução caso necessite adiar o jogo. Não há datas disponíveis, a não ser que CBF adie partidas do Flamengo no Brasileiro e a Conmebol use datas-Fifa em que a Libertadores para por causa de jogos das seleções pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

O adiamento da partida poderia fazer, inclusive, que o jogo fosse marcado para campo neutro, em outro país, como permite o regulamento da competição.

Casos de Covid-19

O Rubro-Negro foi varrido por um surto de Covid-19, drama que já tirou de combate Isla, Filipe Luís, Diego, Vitinho, Bruno Henrique, Michael e Matheuzinho.

"O Flamengo não toma decisão nenhuma. O Flamengo está escutando a decisão que foi tomada pelas autoridades locais e o Flamengo é cumpridor das solicitações das autoridades. As autoridades locais disseram que o estádio não está mais apto a receber a partida e a gente respeita isso. Só estamos esperando agora um comunicado oficial da Conmebol. Estamos aguardando o comunicado de que não terá o jogo, oficialmente, pela Conmebol, mas o Flamengo já estava agora em uma reunião e foi dito pela autoridade do Equador que o jogo foi suspenso. O Flamengo respeita e, agora, vai para casa", disse o vice de futebol, Marcos Braz, logo que foi avisado da tomada de decisão das autoridades sanitárias de Guayaquil.

Para minimizar as baixas, o Flamengo fez uma operação de guerra para levar quatro jogadores para o Equador, mas a viagem teria sido em vão se a partida não tivesse sido realizado. Após o avião que saiu de Goiânia ser impedido de entrar no espaço aéreo do Peru, a aeronave voltou para Manaus e teve de aguardar o sinal verde para voar.

A mesma aeronave que levou os quatro "reforços" trouxe os jogadores contaminados do Flamengo de volta ao Brasil para seguir cumprindo quarentena.

E o jogo?

Em campo, o Flamengo derrotou o Barcelona de Guayaquil, por 2 a 1, mesmo cheio de desfalques. Os gols da partida foram marcados por Pedro e De Arrascaeta, para o time rubro-negro, e Emmanuel Martínez, para os donos da casa.

A equipe brasileira sofreu muita pressão na reta final do jogo, mas conseguiu segurar a pressão adversária e garantir a vitória.

Com o resultado, o Barcelona não tem mais chances de classificação. Já o Flamengo segue na briga por vaga.