Conmebol avalia adotar fase de grupos na Copa Sul-Americana no futuro

Mudança é motivada pelo lucro com direitos de transmissão, que podem aumentar com um número maior de partidas

Legenda: O formato atual da 'Sula' tem duas fases de mata-mata antes das oitavas de final
Foto: AFP

A disputa de fase de grupos pode se tornar uma realidade para a Copa Sul-Americana nos próximos anos. A Conmebol estuda adotar o método da Libertadores para lucrar mais com os direitos de transmissão, pois haveriam mais jogos antes das oitavas de final. A ideia deve ser discutida novamente após a pandemia de Covid-19 pelo Conselho da entidade.

Atualmente, a 'Sula' é disputada inteiramente por mata-mata de partidas de ida e de volta. São duas fases antes das oitavas, com 44 clubes e outros 10 (3º colocados nos grupos da Libertadores), que entram na 2ª etapa. No total, são 11 datas de disputa, com final única. 

Esse formato possibilita que clubes grandes sejam eliminados antes da fase final, como no caso dos times brasileiros, responsáveis por audiências enormes. Com a fase de grupos, o faturamente da Conmebol seria superior por causa das 6 datas de confrontos.

Em 2020, por exemplo, Fortaleza, Goiás, Atlético/MG e Fluminense foram eliminados na 1ª fase, restando apenas Bahia e Vasco como representantes brasileiros.  


Assuntos Relacionados