Clubes aprovam o aumento do limite de estrangeiros para o Brasileirão de 2024

O Fortaleza conta com oito estrangeiros no elenco

Legenda: O Fortaleza conta com oito estrangeiros no elenco: os zagueiros Kuscevic, Brítez e Tomás Cardona, o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, os meio-campistas Pochettino e Kervin Andrade, além dos atacantes Machuca e Lucero.
Foto: KID JUNIOR / SVM

O ano de 2024 terá novidades na elite do Campeonato Brasileiro de 2024. Nesta terça-feira (5), através do Conselho Técnico da CBF, as 20 equipes da competição sinalizaram positivamente para o aumento do limite de estrangeiros que podem ser utilizados nas partidas. 

Isso significa que na edição deste ano do Brasileirão, cada equipe pode utilizar até nove estrangeiros por partida. No ano anterior, esse teto era de apenas sete jogadores de outros países. 

A notícia agrada o Fortaleza, pois o time cearense conta com oito estrangeiros no elenco: os zagueiros Kuscevic, Brítez e Tomás Cardona, o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, os meio-campistas Pochettino e Kervin Andrade, além dos atacantes Machuca e Lucero.

A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), se mostrou contra a proposta aprovada, revelando que mais de 140 jogadores de outras nacionalidades atuam nas Séries A e B. 

Grama sintética

Outra novidade está por conta dos gramados sintéticos. Na próxima edição do campeonato, os times que aderirem suas partida em gramados sintéticos, serão obrigados a liberar o acesso caso o time visitante queira realizar um treino no local um dia antes da partida. 

No decorrer da temporada o Conselho Nacional de Clubes deve se aprofundar em estudos de padronização dos gramados brasileiros. Alguns clubes se mostram contrários ao uso do campo sintético, fazendo com que exista um embate acerca do assunto.