Fortaleza perde para o Ceará, mas avança para as quartas de final da Copa do Brasil

Com o resultado, o Leão está entre os 8 melhores da competição e o Vovô eliminado

Legenda: Jogadores do Fortaleza comemoram classificação para próxima fase da Copa do Brasil
Foto: Thiago Gadelha

Em um Clássico-Rei emocionante e indefinido até o último minuto, o Fortaleza garantiu vaga nas Quartas de Final da Copa do Brasil. O Leão foi derrotado pelo Ceará por 1 a 0, gol de Vina, na noite desta quarta-feira no Castelão, mas como havia vencido o jogo de ida por 2 a 0, passou de fase.

Legenda: Ao fim da partida, os jogadores do Leão comemoraram muito a classificação diante do maior rival
Foto: THIAGO GADELHA

Com a classificação, o Tricolor chega entre os 8 melhores pelo segundo ano seguido. Para o Vovô, que encerra sua participação nas Oitavas, amarga mais uma eliminação para o rival na Copa do Brasil, mas está entre os 8 melhores da Sul-Americana. Após a partida, a torcida alvinegra reconheceu a luta da equipe e aplaudiu os jogadores.

Legenda: Ao fim da partida, o mascote do Vovô e os jogadores do Ceará consolam Vina, autor do gol do jogo e de uma bola no travessão no último lance
Foto: THIAGO GADELHA

Agora é Série A

No fim de semana, ambos voltam a jogar pela Série A. Em 17º com 18 pontos, o Ceará enfrenta o Corinthians, no sábado, às 21 horas no Castelão. Já o Fortaleza, é o 20º com 11 e joga fora de casa no domingo, contra o Atlético/GO, às 18 horas no Antônio Acioly.

O jogo

O Fortaleza começou a partida mais solto pelo resultado confortável no primeiro jogo. E bem armado para sair em velocidade, o Leão criou muitas chances nos primeiros 15 minutos de jogo, sendo bem melhor que o Vovô.

Romarinho e Pikachu quase marcaram, com João Ricardo salvando o Vovô nas duas oportunidades. Em outro lance de perigo, Moisés bateu cruzado e a bola passou raspando a trave.

Já o Ceará, não conseguia criar, nem pressionar o rival, mesmo precisando de vencer por três gols de diferença.

Legenda: O Clássico-Rei foi muito disputado, brigado, mas também um jogo emocionante no Castelão
Foto: THIAGO GADELHA

Depois do domínio do Fortaleza, o jogo equilibrou e ficou mais faltoso, mais pegado. Aos poucos o Ceará foi melhorando no jogo e passou a pressionar, com a defesa do Leão e o goleiro Fernando Miguel trabalhando mais.  Em uma das tentativas do Vozão, Vina mandou na área e Fernando Miguel tirou de soco.

Na reta final do 1º tempo, o Vovô continuou tentando pressionar o Fortaleza, mas com Mendoza e Vina bem marcados, pouco conseguia criar. E o Leão, bem postado, levou perigo nos contra-ataques.

Os dois goleiros ainda salvaram uma chance criada, primeiro João Ricardo em jogada de Romarinho, depois Fernando Miguel, em lance de Vina.

Emoção até o fim

O Ceará voltou para o segundo tempo pressionando, tentando mudar o panorama do confronto. E mesmo sem tanta organização, o Vovô pressionou, rodando mais a área leonina, com Richard tentando duas vezes para defesa de Fernando Miguel.

Até que aos 15 minutos, o Vozão abriu o placar: Richard Coelho cruzou na cabeça de Vina, que acertou o canto de Fernando Miguel.

Legenda: Vina é uma das esperanças de gols do Ceará para os últimos jogos da temporada
Foto: THIAGO GADELHA

Depois do gol sofrido, o Fortaleza tentou sair mais para o jogo, mas o Ceará conseguia se defender bem. E quando voltou a atacar, quase o Vovô marcou o segundo, em cabeçada de Yuri Castilho que raspou a trave de Fernando Miguel.

O jogo ficou aberto na reta final, com o Leão se defendendo e o Ceará atacando, e o Vovô teve a chance de levar o jogo para os pênaltis aos 52 minutos, mas mandou a bola no travessão. Após o lance, o jogo foi encerrado e o Fortaleza ficou com a vaga em um eletrizante Clássico-Rei.

Ceará 1x0 Fortaleza: como foi o jogo