Ceará: Gabriel Lacerda está entre atletas com maior eficácia na bola longa da Série A

Zagueiro foi titular nas últimas duas partidas do Vovô no Brasileirão

Legenda: Gabriel Lacerda é formado na base do clube, na Cidade Vozão, em Itaitinga
Foto: Felipe Santos / Ceará

Promessa da base do Ceará, o zagueiro Gabriel Lacerda foi titular do Ceará nas duas últimas partidas da Série A, contra Grêmio e Atlético/MG. Com 20 anos, se destaca em fundamentos individuais e surge como 4º atleta com maior eficácia na bola longa dentre todos que disputam a elite nacional: sete por partida.

O dado é da plataforma SofaScore, especializado em estatísticas esportivas. A média é a mesma do volante Wellington, do Athletico/PR. Companheiros do jogador, Thiago Heleno (14,5) e Felipe Aguilar (12) lideram o quesito, com Marcos Rocha (8), do Palmeiras, em terceiro.

Os números mostram o auxílio de Lacerda na saída de bola alvinegra. Quando atua no contra-ataque, o time prioriza lançamentos aos extremos do ataque para acelerar a transição ofensiva.

Após o jogo contra o Atlético/MG, no domingo (16), quando o zagueiro cometeu um pênalti em Marrony, o técnico Guto Ferreira avaliou o desempenho: "Gostei do sistema defensivo, você vê que estamos trabalhando com a quinta opção, um menino recém-promovido das divisões de base e com personalidade, entrou bem no jogo contra o Grêmio e vinha bem. São detalhes de velocidade do lance que acontecem", explica.

O próximo duelo é diante do Vasco na quinta (20), às 20h, no Castelão. Pelo Brasileirão, o Vovô soma um ponto, ocupando a 18ª posição.

Veja números de Gabriel Lacerda na Série A (SofaScore):

  • Toques na bola: 45,5
  • Eficiência dos passes por partida: 87%
  • Eficiência das bolas longas: 70%
  • Cortes por jogo: 4,5
  • Disputas de bola vencidas: 67%
  • Duelos aéreos ganhos: 83%