Ceará: pênalti atrapalha estratégia e decide contra o Atlético/MG, apesar do bom jogo coletivo

Lance individual no segundo tempo dificultou o plano de Guto Ferreira em nova derrota na Série A

Legenda: Ceará tem estratégia efetiva, mas sofre dois gols no segundo tempo contra o Galo
Foto: Pedro Vale / Ceará

O Ceará perdeu mais uma vez na Série A, soma agora um ponto em nove disputados. Mas o revés para o Atlético/MG neste domingo (16) chega diante de uma atuação forte do sistema defensivo e organização tática para contra-atacar em estratégia efetiva até os 27 do segundo tempo, quando Gabriel Lacerda cometeu pênalti em Marrony - lance que resultou no gol do Galo.

O aspecto individual pesou no resultado como um todo porque desestabilizou um padrão coletivo bem estruturado. Diante de um Mineirão muito quente, até o fôlego foi difícil de recuperar. E o Brasileirão não perdoa ninguém, assim como todo resultado soma no caminhar da elite nacional.

>Confira mais notícias do Ceará

Os pontos positivos existiram e até equilibraram o desempenho. Contra um adversário de elenco muito forte, alta velocidade e transição aguda, o Vovô freou todos essas características: soube duplicar a marcação na ponta, levou vantagem no duelo aéreo e ainda ganhou os duelos 1x1 - dirá Luiz Otávio, em grande exibição.

Para atacar, mesmo sem uma transição impecável, compreendeu os espaços dos laterais do Galo e ocupou o setor. Também mostrou repertório ao construir os lances com Lima e Fabinho, na habilidade, ou através de lançamentos de Fernando Prass.

O placar é frustrante porque o todo se comportou bem até o pênalti. No segundo gol rival, inclusive, o Ceará ainda desperdiça chance de empate com Cléber. Sim, foi o origem do contra-ataque fatal de Marrony. 

Assim, não resta dúvidas: os dois próximos compromissos, na Arena Castelão, devem ser encarados como um guerra. Bahia e Vasco estão na mesma zona de conflito do Vovô na tabela e precisam ser batidos para trazer respiro e evitar o declínio direto na zona de rebaixamento.

Em tempo: Gabriel Lacerda mostrou personalidade em campo. Entrou pela falta de opções e correspondeu, apesar da pressão de estrear na Série A. No entanto, ainda carece de evolução. O pênalti poderia ser evitado na jogada, mesmo que Marrony tenha valorizado o puxão na camisa. É assimilar os fatos e seguir com a carreira promissora.

Ceará x Vasco | 4ª rodada da Série A

  • Data: 20/8
  • Horário: 20h
  • Local: Arena Castelão 

Ceará x Bahia | 5ª rodada da Série A

  • Data: 23/8
  • Horário: 18h
  • Local: Arena Castelão

Ouça o CearáCast sobre o jogo Ceará X Atlético

Veja também