As equipes de Ceará e Fortaleza, juntamente com a Federação Cearense de Futebol, vão até Recife para se reunir com o Sport e a Federação Pernambucana de Futebol, em busca alinhar uma petição para dar entrada na CBF com o pedido de reconhecimento dos títulos da Taça Norte/Nordeste de 68, 69 e 70 como conquistas nacionais.
Os clubes serão representados por suas respectivas federações que devem protocolar o pedido junto à CBF.
Vale lembrar que recentemente a entidade reconheceu o título do torneio “Campeão dos Campeões” de 1937 do Atlético-MG como um título análogo à Série A, tornando o Galo tricampeão.
As conquistas em questão são: 1968 - Sport; 1969 - Ceará; 1970 - Fortaleza.
Os clubes já estão com a documentação pronta onde reúnem áudios de gols, taças e todo tipo de arqivo que possa validar as conquistas.
Cronologia defendida pela FCF para reconhecimento dos títulos
-
Criação da Libertadores da América, prevista para 1960.
-
Por conta disso, criou-se a Taça Brasil em 1959 para indicar o representante brasileiro.
-
A Taça Brasil durou de 1959 a 1968.
-
Paralelamente, era disputado o torneio Rio-São Paulo, competição entre dois estados.
-
Em 1967, paralelo a Taça Brasil, a Taça Roberto Gomes Pedrosa (Rio/São Paulo) recebeu dois clubes de Minas Gerais, dois do Rio Grande do Sul e um do Paraná, somados aos cinco do Rio de Janeiro e aos cinco de São Paulo, virando um regional que foi elevado a título nacional.
-
Como o calendário tinha apenas um campeonato ‘nacional’ do Sudeste, em 1968 realizou-se o Norte/Nordeste, vencido por Sport (PE) e o Sul/Sudeste, vencido pelo extinto Grêmio Maringá (PR).
-
Foi cogitado o confronto desses campeões regionais, mas nunca ocorreu.
-
O Norte/Nordeste ainda foi realizado por mais dois anos: em 1969, o Ceará foi campeão, enquanto o Fortaleza venceu em 1970.
-
Em 2010, os títulos nacionais da Taça Brasil foram oficializados como títulos nacionais, mas também foram oficializados os títulos regionais de 1967 a 1970, com exceção justamente dos torneios Norte/Nordeste.