Ceará de Mancini x Fortaleza de Vojvoda: final do Cearense marca duelo de campanhas semelhantes

Equipes se enfrentam neste sábado (6), na Arena Castelão

Legenda: Vagner Mancini, técnico do Ceará, e Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza.
Foto: Thiago Gadelha/SVM

A mística que envolve o Clássico-Rei pode encontrar um novo marco a partir deste sábado (6), quando Ceará e Fortaleza se enfrentam no último jogo da final do Campeonato Cearense de 2024. Mais que um troféu, o título estadual vale um novo capítulo na histórica rivalidade entre os maiores times do estado. Os técnicos Vagner Mancini e Juan Pablo Vojvoda levaram os clubes a campanhas semelhantes na temporada. Ambos podem conquistar, além do lugar mais alto do pódio do estadual, objetivos importantes para os clubes que vivem momentos distintos.

O Ceará disputou 16 partidas entre estadual e Nordestão. Ao todo, foram 8 vitórias, 7 empates e 1 derrota. Já o Fortaleza entrou em campo 18 vezes, com trajeto semelhante, mas com três resultados negativos a mais e outras duas competições na lista: Copa do Brasil e Sul-Americana.

Tanto o Tricolor quando o Alvinegro somaram três vitórias e dois empates na Primeira Fase do Estadual. Nenhuma das equipes foi derrotada. Líderes dos Grupos A e B, respectivamente, a dupla seguiu direto para a semifinal da competição. Diante do Maracanã, o Tricolor do Pici conseguiu um empate (1-1) e uma vitória (3-0) para avançar. Já o Vovô venceu a primeira diante do Ferroviário (2-3) e empatou a última (1-1). 

No primeiro jogo da final, no dia 30 de março, o empate sem gols foi reflexo de uma partida bastante estudada. Mancini, que completa 20 anos de profissão em 2024, já foi campeão como jogador e como técnico. Agora, com quase oito meses de trabalho nesta nova passagem, busca a taça que pode coroar o trabalho dele e a retomada do título estadual para o Alvinegro, que não vence a disputa desde 2018. 

Trajetória marcante

Juan Pablo Vojvoda chegou ao Fortaleza em 2021 e segue no comando do time. De lá para cá, o treinador conquistou três títulos estaduais. Dessa vez, no entanto, o peso é maior. Além de buscar o quarto trofeu no comando do Tricolor, subir ao lugar mais alto do pódio significa fazer história: conquistar o sexto Cearense seguido do clube, algo inédito na história da competição. Ainda mais diante do maior rival. 

No comando do Leão, Vojvoda garantiu diversas marcas importantes, como a primeira participação do clube na Libertadores, o vice-campeonato da Sul-Americana de 2023 e a melhor campanha de um time nordestino na Série A do Brasileiro. A equipe, que vinha há quatro partidas sem vencer na temporada, conseguiu passar pelo Sportivo Trinidense na estreia da Sula e volta o foco para uma nova chance de escrever 

As equipes se enfrentam neste sábado (6), a partir das 16h40 (de Brasília), na Arena Castelão. Mais de 52 mil pessoas confirmaram presença no duelo. O Diário do Nordeste e a Verdinha FM acompanham todos os detalhes ao vivo e em tempo real.

Veja também