Análise: Floresta é valente e derrota não o abaterá

Após derrota no jogo de ida para o Mirassol, o Verdão precisa vencer fora de casa para conquistar o título da Série D, desafio ainda alcançavel

Legenda: O Floresta foi dominado pelo Mirassol no Vovozão e saiu em desvantagem na final da Série D
Foto: José Leomar

O Floresta foi derrotado no jogo de ida da final da Série D do Campeonato Brasileiro. O Verdão perdeu por 1 a 0 para o Mirassol/SP, no Estádio Vovozão, e precisará vencer por dois gols de diferença na volta, no dia 6 de fevereiro, para sagrar-se campeão nacional.

O duelo será em Mirassol, no estádio Municipal, às 16 horas, com o time da casa jogando pelo empate. Uma vitória por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis.

A partida estava marcada para a Arena Castelão, mas após o incêndio ocorrido no estádio, na manhã de ontem, ela foi transferida para o Vovozão, estádio do Ceará.

O Floresta começou melhor a partida e exigiu logo duas defesas do goleiro Jeferson. Na primeira, aos 15 minutos, Núbio Flávio tentou, e na segunda, logo em seguida, Alisson. A partir daí, o Mirassol assumiu o controle da partida, com mais posse de bola e presença no campo de ataque, mas falhou nas finalizações, como em chute de Fabrício Daniel por cima.

Na etapa final, o Floresta tentou pressionar no início, mas sem inspiração e velocidade de outras jornadas na Série D, não conseguiu levar perigo ao gol do Mirassol.

Sem conseguir pressionar, o Verdão foi desanimando e viu o adversário dominar o jogo. Foi aí que o goleiro Douglas apareceu para salvar o Floresta: foram três defesas difíceis, em duas finalizações de Netto e outra de João Carlos, mantendo o Verdão no jogo.

Mas, aos 19 minutos, Douglas nada pôde fazer após chute despretensioso de Netto que desviou na zaga e entrou: 1 a 0 para o Mirassol.

Depois do gol, o Verdão saiu para o jogo, mas não jogava bem, facilitando o trabalho da defesa do Mirassol. Apenas na bola parada com Flávio Torres levou algum perigo.

O time paulista continuou melhor e mais perto do segundo gol, que só não aconteceu por erros nas finalizações e defesa salvadora de Douglas aos 43 minutos.

Agora é pensar no jogo de volta, no dia 6, e buscar surpreender mais uma vez.

Superação

A derrota do jogo de ida é um resultado inesperado por todos do Verdão, mas está longe de ser irreversível ou motivo para desmotivação. Muito pelo contrário: o Floresta já provou ser uma equipe que supera muitos obstáculos nesta Série D do Brasileiro.

Quem não lembra do jogo de volta, diante do Itabaiana, no 1º mata-mata da Série D, ao marcar dois gols nos minutos finais e arrancar uma classificação quando perdia por 2 a 0 no interior de Sergipe?

Ou segurar a pressão do favorito América/RN e buscar o empate na Arena Dunas que valeu o acesso?

E o que falar da vitória de 2 a 0 diante do Novorizontino, na casa dele, após empatar o jogo de ida na Arena Castelão?

Ou seja, são momentos de superação como estes que fazem o Floresta uma equipe que não esmorecerá, ainda mais tão perto de um título.

O adversário é um dos melhores times da Série D, faz um trabalho muito consistente, mas o Novorizontino também fazia.

O técnico Leston Júnior admitiu que o resultado foi justo, mas que a decisão está aberta. "Jogo equilibrado dentro daquilo que a gente esperava. Uma final de Campeonato Brasileiro, com duas equipes com modelos de jogo diferente, mas cada um buscando trabalhar em sua estratégia. No 1º tempo tivemos as melhores oportunidades, no 2º tempo o Mirassol melhor neste aspecto, criou mais oportunidades, fez o gol, e ainda criou. O resultado foi justo pelo 2º tempo do Mirassol. Mas a decisão ficou em aberto ainda. Temos mais 90 minutos para tentar igualar e depois pensar na conquista do título. Vamos tentar reverter no jogo da volta".