Voo da FAB com mais 219 brasileiros repatriados de Israel pousa no Rio de Janeiro

Atualmente, cerca de 150 cidadãos ainda aguardam resgate na nação do Oriente Médio, segundo o Governo Federal

Escrito por Redação ,
Brasileiros repatriados em aeroporto de Tel Aviv, Israel, aguardam para embarcar em voo de volta ao Brasil em 18 de outubro de 2023. Voo da FAB com mais 219 brasileiros repatriados de Israel pousa no Rio de Janeiro
Legenda: O voo decolou da capital israelense Tel Aviv e viajou por cerca de 14 horas
Foto: divulgação/Itamaraty

Mais um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou ao País, nesta madrugada de quinta-feira (19), com brasileiros repatriados de Israel, após o início da guerra com o Hamas. A aeronave, com 219 passageiros e 11 animais de estimação, pousou na Base Aérea do Galeão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O voo decolou da capital israelense Tel Aviv e viajou por cerca de 14 horas. Atualmente, cerca de 150 cidadãos ainda aguardam resgate na nação do Oriente Médio, segundo o Governo Federal. As informações são do portal G1.

Desde o início da "Operação Voltando em Paz", até essa quarta-feira (18), 1.135 brasileiros e 35 animais de estimação foram repatriados, em seis voos, conforme o Itamaraty. No momento, estão sendo avaliados, para esta semana, novos voos para trazer o restante dos nacionais.

Veja também

Brasileiros na Faixa de Gaza

Ainda segundo o Ministério das Relações Exteriores, um grupo de cerca de 30 cidadãos e familiares diretos aguardam retirada da Faixa de Gaza. Ele segue abrigado nas localidades de Khan Younis e Rafah, nas proximidades da fronteira com o Egito. 

O governo brasileiro, por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, mantém permanente contato com os brasileiros, aos quais vem provendo informações e itens de primeira necessidade. Veículos contratados pelo Itamaraty seguem de prontidão, aguardando a abertura da passagem de Rafah.

Uma aeronave enviada pelo Brasil pousou, nessa quarta-feira, em Al-Arish, para entrega de doação humanitária, tendo seguido para o Cairo, capital egípcia, onde permanecerá aguardando autorização para resgatar os brasileiros procedentes da Faixa de Gaza.

Qual o significado de repatriado?

Repatriados são todas as pessoas que retornaram à pátria por vontade própria ou até mesmo por obrigação, quando não podem custear as próprias despesas para isso.

Para tal, o governo solicita o preenchimento de uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), um documento de viagem concedido pelas Repartições Consulares brasileiras a nacionais brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil.

Para solicitar ajuda em território brasileiro, é preciso entrar em contato com o Núcleo de Assistência a Brasileiros (NAB) ou outra unidade consular do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Já no exterior, deve-se procurar o Consulado ou a Embaixada do Brasil mais próxima, onde serão feitos os trâmites para o retorno. 

Assuntos Relacionados