Mesários voluntários começam a ser convocados nesta terça-feira (5); veja detalhes e inscrições

Os selecionados podem ter horas complementares na faculdade e benefícios no trabalho e em concursos

Escrito por Redação ,
mesários em eleições
Legenda: Mesários ganham benefícios no dia das eleições e após
Foto: José Leomar/SVM

A convocação de mesários voluntários para as Eleições 2022 começou nesta terça-feira (5) e vai até o dia 3 de agosto. Podem se inscrever eleitores maiores de 18 anos e com situação regular na Justiça Eleitoral. 

São convocados preferencialmente pessoas que tenham nível superior, além de professores ou profissionais da Justiça. A inscrição ocorre no site da Justiça Eleitoral.

Quem passar, será convocado a um treinamento que acontecerá entre agosto e setembro. 

Veja também

Como se inscrever para ser mesário voluntário? 

Os aplicantes devem acessar o aplicativo e-Título, do TRE, e preencher uma ficha de inscrição. O órgão, então, vai verificar se há vaga na seção eleitoral do inscrito. 

>> Tire dúvidas sobre o processo

"O Cartório Eleitoral vai analisar sua ficha de inscrição e verificar se existe vaga em sua seção eleitoral, ou no mesmo local, ou ainda em local de votação próximo. Havendo vaga e não existindo impedimento, você poderá receber a convocação", diz a Justiça Eleitoral. 

Quem não pode ser mesário? 

  • candidatas ou candidatos e respectivos(as) parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e o cônjuge;
  • integrantes de diretórios de partido político ou federação de partidos que exerçam função executiva;
  • autoridades e agentes policiais, bem como funcionárias ou funcionários no desempenho de cargos de confiança do Poder Executivo;
  • pertencentes ao serviço eleitoral; e
  • eleitoras ou eleitores menores de 18 (dezoito) anos.

O que é ser mesário? 

Há dois tipos de mesários: o presidente da seção e os demais. O presidente é responsável pela ordem do local de votação e pode até acionar a Polícia em caso de desrespeito às regras. Eles devem sanar problemas e dúvidas. 

O presidente é a pessoa que começa e encerra o dia de votação, digitando seu título de eleitor no terminal. Ele ainda deve fazer a entrega dos materiais usados e distribuir responsabilidade a outros mesários. 

Os demais profissionais voluntários devem identificar os eleitores, procurar o nome deles no Caderno de Votação e colher assinaturas. Eles devem ainda entregar os comprovantes e preencher a ata da mesa, além de auxiliar na entrada e saída das salas. 

Quais os benefícios?

  • Pode contar como horas complementares na faculdade; 
  • Em caso de empate em concurso público, a participação como mesário pode ser desempate; 
  • Dois de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perca de salário. O período deve ser negociado com os empregadores. 

Mesário voluntário ganha dinheiro?

Não. Mas no dia das eleições o mesário voluntário ganha vale-alimentação de no máximo R$ 45.

O que não pode fazer?

Usar roupas e adereços de propaganda política. É proibido também usar aparelhos eletrônicos na cabine de votação. A consulta ao celular, por exemplo, deve ocorrer somente para consultar o aplicativo do mesário.

Assuntos Relacionados