Anvisa recebeu mais de 150 e-mails com ameaças após aprovar Pfizer em crianças; leia mensagens

Segundo o jornal O Globo, a violência aumentou após falas do presidente Jair Bolsonaro

Escrito por Redação ,
Fachada da Anvisa
Legenda: Anvisa foi ameaça antes e depois da aprovação de vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Diretores e servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receberam mais de 150 e-mails com ameaças após aprovação da vacina Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, além de ligações e intimidações nas redes sociais, conforme dados obtidos pelo jornal O Globo

Veja também

O caso é investigado pela Polícia Federal do Distrito Federal. Segundo a reportagem, as ameaças aumentaram após o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro Marcelo Queiroga pressionarem pela divulgação dos endereços de e-mail e dos telefones da equipe. 
 

Teor dos e-mails 

 

As mensagens contra o órgão possuem xingamentos e ofensas a funcionários. Material obtido pelo jornal mostra a seguintes ameaça: "considere este aviso como último". Além disso, ofensas como "seu assassino desgraçado”, "passe mal" e "safado, assassino".
 

Veja também

 
Os textos reproduzem fake news sobre a eficácia e falsos efeitos colaterais da vacinação no público infantil. As mensagens foram enviadas dois dias após o órgão aprovar a vacina pediátrica, em 18 de dezembro. 
 
Veja e-mails obtidos pelo O GLOBO:

Print do e-mail
Foto: Reprodução

Print do e-mail
Foto: Reprodução

Print do e-mail
Foto: Reprodução

Legenda: Print do e-mail
Foto: Reprodução
 
 

Autor da primeira ameaça foi identificado 


A PF abriu o segundo inquérito para investigar as ameaças. O primeiro é referente a intimidações ocorridas em outubro, quando a imunização deste público ainda não havia sido aprovada.
 
Na época, o empresário Douglas de Toledo Bozza enviou um e-mail para ameaçar de morte os diretores e falar que tiraria os filhos da escola para colocá-los em ensino domiciliar — não aprovado no Brasil — caso a Anvisa liberasse vacina para crianças.
 
Douglas foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelo crime de ameaça, com base no artigo 147 do Código Penal. O caso tramita na Justiça Federal de Brasília. Não houve indiciamento por se tratar de crime de menor potencial ofensivo.
 
 

Telegram

 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste