Kamala Harris agradece apoio de Biden e defende união para 'derrotar Donald Trump'
Vice-presidente dos EUA é favorita para ser a candidata democrata à presidência após desistência de Biden
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, agradeceu o apoio de Joe Biden para que ela seja a escolhida como candidata democrata na corrida presidencial dos EUA. O presidente dos Estados Unidos anunciou, neste domingo (21), a desistência da candidatura à reeleição.
Ela elogiou Biden por desistir da candidatura à reeleição, o que chamou de "ato altruísta e patriótico". As informações são do g1.
Veja também
"O presidente Biden está fazendo o que sempre fez ao longo de sua vida de serviço: colocando o povo americano e nosso país acima de tudo", completou.
Logo após anunciar a saída da corrida presidencial, Biden usou a sua conta no X (antigo Twitter) para declarar o “apoio e endosso total” à Kamala Harris. “Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. (...) É hora de nos unirmos e derrotar Trump”, disse.
Ela agradeceu ao presidente dos EUA pelo gesto e disse que tem como meta unir o Partido Democrata e o País "para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda Projeto 2025".
"Estou honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação. No último ano, viajei pelo país, conversando com os americanos sobre a escolha clara nesta eleição significativa. E é isso que continuarei a fazer nos próximos dias e semanas. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda no projeto 2025".
Perfil de Kamala Harris
A atual vice-presidente dos Estados Unidos tem 59 anos, é formada em Direito e Ciências Políticas e, antes do atual cargo, foi senadora pela Califórnia entre 2017 e 2020, atuando antes, ainda, como procuradora de São Francisco e do Estado.
Em 2020, Kamala foi pré-candidata democrata à Casa Branca, mas acabou perdendo apoio durante a corrida interna do partido e, então, compondo a chapa como vice. A escolha pela então senadora agregou votos de pessoas negras e mulheres em Biden.
Ela foi a primeira mulher a ser eleita como vice-presidente dos Estados Unidos. O país nunca elegeu uma mulher para a Casa Branca.
Apesar de ser a favorita para substituir Biden, Harris acumula índices baixos de popularidade e aprovação. Donald Trump chegou a dizer, após a renúncia de Biden, que crê ser mais fácil de derrotar Kamala Harris na disputa do que Joe Biden.