Hamas confirma morte de líder Sinwar e promete vingança a Israel

Novos bombardeios foram iniciados na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira (18)

Escrito por Diário do Nordeste/AFP ,
Yahya Sinwar foi presidente político do Hamas, tendo assumido o cargo após a morte de Ismail Haniya em julho de 2024
Legenda: Yahya Sinwar foi presidente político do Hamas, tendo assumido o cargo após a morte de Ismail Haniya em julho de 2024
Foto: SAID KHATIB / AFP

O movimento islamista palestino Hamas confirmou a morte do líder Yahya Sinwar, nesta sexta-feira (18) — um dia após Israel anunciar que o eliminou em uma operação na Faixa de Gaza

"Choramos a morte do grande líder, o irmão mártir Yahya Sinwar, Abu Ibrahim", declarou Khalil al Hayya, um dirigente do Hamas que mora no Catar, em um vídeo exibido pelo canal Al Jazeera.

Khalil al Hayya falou sobre morte de Yahya Sinwar em vídeo divulgado nas redes sociais
Legenda: Khalil al Hayya falou sobre morte de Yahya Sinwar em vídeo divulgado nas redes sociais
Foto: Reprodução/X

O movimento islamista alertou também que não libertará os reféns presos até que Israel termine a guerra em Gaza, retire-se do território palestino e liberte os palestinos presos. 

Os reféns não serão livres "a menos que a agressão contra o nosso povo cesse, aconteça uma retirada completa e os nossos heroicos prisioneiros sejam libertados das prisões da ocupação", declarou Khalil al-Hayya, um alto funcionário do Hamas radicado no Catar, em um vídeo.

Veja também

Israel volta a bombardear Gaza após matar o líder do Hamas

O governo de Israel efetuou novos bombardeios na Faixa de Gaza, nesta sexta-feira. Ao mesmo tempo, o Exército prossegue com a ofensiva no Líbano contra o Hezbollah, aliado do Hamas e também apoiado pelo Irã.

O comandante do Estado-Maior do Exército, general Herzi Halevi, garantiu que a guerra "não vai parar" antes da captura de todos os autores do ataque e do retorno de "todos os reféns" detidos em Gaza, os dois objetivos declarados por Israel em sua ofensiva no território palestino.

Assuntos Relacionados