Corpo de idosa de 70 anos é encontrado dois anos após a morte dela

Caso, no norte da Itália, chamou a atenção para a solidão das pessoas idosas

Escrito por Diário do Nordeste e AFP ,
paisagem do lago de como, na itália
Legenda: Caso aconteceu na região do Lago de Como, no Norte da Itália
Foto: Wikimedia Commons

A morte de uma mulher de 70 anos, cujo corpo foi descoberto mumificado em uma cadeira mais de dois anos após a morte, chocou a Itália, reacendendo o debate sobre a solidão dos idosos. Marinella Beretta, que não tinha parentes próximos, foi encontrada na última sexta-feira (4), em casa em Prestino, perto do Lago de Como, na Lombardia, região norte da Itália.

Os restos mumificados da idosa foram descobertos pela Polícia, que foi ao local após ser alertada para o risco de queda de árvores em seu jardim. Os vizinhos não a viam há pelo menos dois anos e meio, segundo relatos da imprensa local. 

"O que aconteceu com Marinella Beretta em Como, a solidão, o esquecimento, fere nossas consciências", reagiu nessa segunda-feira (7), em uma publicação no Facebook, a ministra italiana da Família, Elena Bonetti.

"Uma comunidade que quer ser unida, tem o dever de lembrar a vida. Devemos parar de limitar nossos horizontes à esfera privada e restabelecer os laços que nos unem (...) Ninguém deve ser deixado sozinho", escreveu.

Veja também

A solidão dos idosos na Itália

Na Itália, quase 40% das pessoas com mais de 75 anos vivem sozinhas, de acordo com um relatório de 2018 do Instituto Nacional de Estatística (Istat). Essa mesma porcentagem não tem parentes ou amigos a quem recorrer caso precisem.

Beretta foi a "encarnação da solidão", escreveu o colunista Massimo Gramellini nesta terça-feira (8) na primeira página do Il Corriere della Sera, o jornal de maior circulação na Itália.

"Muitos de nós ainda temos lembranças das grandes famílias da Itália rural. Agora, a família moderna encolheu (...) As pessoas morrem sozinhas. E vivemos sozinhos, o que é quase pior", disse ele.

Morte comove

Os vizinhos de Beretta achavam que ela havia se mudado por causa da pandemia de Covid-19, que atingiu fortemente a Itália no início de 2020. A Polícia não encontrou nada na casa que pudesse sugerir uma morte suspeita.

Os custos do enterro são pagos pelo município de Prestino.

"A misteriosa vida invisível de Marinella atrás da porta fechada de sua casa nos deixa uma terrível lição. A grande tristeza não é que não tenham percebido sua morte. É não terem notado que ela estava viva", destacou o jornal romano Il Messaggero.

Assuntos Relacionados