Caixas-pretas de avião que caiu no Nepal são encontradas por autoridades

Objetos devem auxiliar os investigadores a descobrirem o que provocou a queda do veículo aéreo

Escrito por Redação ,
Equipes de resgate inspecionam os destroços no local do acidente de avião da Yeti Airlines em Pokhara em 16 de janeiro de 2023. O Nepal observou um dia de luto em 16 de janeiro pelas vítimas do desastre aéreo mais mortal do país em três décadas, com 67 pessoas confirmadas mortas no acidente de avião.
Legenda: O acidente aéreo é o mais letal do país em 30 anos
Foto: PRAKASH MATHEMA / AFP

As autoridades encontraram, nesta segunda-feira (16), as caixas-pretas do avião que caiu no Nepal e deixou pelo menos 68 pessoas mortas nesse domingo (15) — o acidente da aeronave é o mais mortal do país em 30 anos. Os dispositivos são responsáveis por registrar a conversação entre os pilotos e a torre de controle, além dos dados de voo.  

Veja também

As informações armazenadas nos objetos devem auxiliar os investigadores a descobrir o que provocou a queda do veículo aéreo modelo ATR 72, que transportava 72 pessoas no trajeto entre Katmandu e Pokhara. A tragédia aconteceu em um dia claro, momentos antes do pouso no destino.

À agência de notícias Reuters, um funcionário do aeroporto de Katmandu detalhou que os dois gravadores achados estão em boas condições e devem ser enviados para análise com base na recomendação do fabricante. 

VEJA MOMENTO DA QUEDA

BUSCA POR DESAPARECIDOS CONTINUA

Até o início desta segunda-feira, 68 corpos de pessoas que estavam a bordo da aeronave foram recuperados. Outros quatro passageiros continuam desaparecidos.

Segundo a publicação britânica, equipes de busca continuam procurando os demais, mais de 24 horas após o acidente. O clima nublado registrado nesta data dificulta o trabalho para achar o restante dos indivíduos, explicou o porta-voz do aeroporto de Pokhara à Reuters

Dos corpos encontrados, 63 foram encaminhados para um hospital da região, segundo relatou o policial de Pokhara, Ajay KC. 

Vamos retirar os cinco corpos do desfiladeiro e procurar os quatro restantes que ainda estão desaparecidos", disse o oficial à Reuters. "Está nublado agora... causando um problema na busca."

A maioria dos passageiros são nepaleses, cerca de 57. Além deles, ainda havia cinco indianos, quatro russos, dois sul-coreanos e uma pessoa da Argentina, da Irlanda, da Austrália e da França. 

Devido ao acidente aéreo, o Nepal declarou luto nacional nesta segunda-feira e criou um painel para investigar o episódio e sugerir medidas para evitar novos incidentes do tipo no futuro.

WhatsApp do Diário do Nordeste

Viu alguma situação que pode virar notícia? Ou tem alguma sugestão de pauta? Fale com a gente pelo WhatsApp do Diário do Nordeste.

Assuntos Relacionados