Tanino do vinho combate enzimas-chave de vírus que causa a Covid-19, apontam cientistas; entenda

Presidente da Universidade de Medicina da China Mien-Chie Hung acredita que o consumo de alimentos e bebidas com taninos também é uma forma de aumentar a imunidade ao vírus que causa a Covid-19.

Legenda: A substância orgânica é encontrada nas frutas e nas verduras, assim como nos chás. No vinho, ela tem alta concentração
Foto: AFP

Cientistas da Universidade de Medicina da China descobriram que os taninos do vinho podem efetivamente inibir as duas enzimas-chave do vírus que causa a Covid-19. A informação foi divulgada durante a semana pela A TVBS, rede de televisão de Taiwan.

O objetivo da pesquisa era identificar compostos naturais que possam ter um efeito sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), tipo de pneumonia grave que pode levar rapidamente à morte.

Durante o estudo, o tanino - substância orgânica que atua como mecanismo de defesa contra pragas e predadores - mostrou-se com uma capacidade inibitória forte sobre o vírus que causa a Covid-19.

A substância orgânica tem antioxidantes e eliminadores de radicais livres, que têm efeitos antiinflamatórios. De acordo com o presidente da Universidade de Medicina da China, que lidera a pesquisa, Mien-Chie Hung, os taninos podem prevenir a infecção e controlar o crescimento dos vírus.

Aumento da imunidade

Ele explicou que os taninos podem ser desenvolvidos como uma droga para o tratamento farmacêutico no futuro. A substância orgânica é encontrada nas frutas e nas verduras, assim como nos chás. No vinho, ela tem alta concentração.

Mien-Chie Hung acredita que o consumo de alimentos e bebidas com taninos também é uma forma de aumentar a imunidade ao vírus que causa a Covid-19.