Pela primeira vez cientistas publicam provas de que buracos negros giram

A análise de dados revelou que a direção do jato de matéria que eles expelem muda em um ciclo aproximado de 11 anos

Legenda: Cientistas registraram evidências de que buracos negros giram
Foto: Freepik

Uma equipe de pesquisa internacional afirma ter registrado a primeira evidência direta de que buracos negros giram. As descobertas são de um grupo de pesquisadores do Japão, da Coreia do Sul, da China e outros países.

Os pesquisadores usaram uma rede de radiotelescópios espalhados pelo mundo para observar o buraco negro supermassivo que ganhou fama em 2019, quando astrônomos conseguiram captar uma rosquinha laranja difusa a 55 milhões de anos-luz da Terra, no coração da galáxia Messier 87, na constelação de Virgem.

A informação foi publicada na última quarta-feira (27) pela revista científica Nature e divulgada pelo jornal britânico The Guardian.

As imagens obtidas durante um período de 20 anos mostram um jato de matéria sendo expelido pelo buraco negro quase à velocidade da luz. Segundo a equipe, a análise dos dados revelou que a direção do jato muda em um ciclo aproximado de 11 anos.