'Lua Azul': veja fotos do fenômeno no Ceará e no mundo

Combinação só deve voltar a acontecer em 2031

Legenda: Fenômeno da 'Lua Azul' em Fortaleza, no Ceará
Foto: Kid Júnior

A segunda lua cheia do mês de agosto, a chamada 'Lua Azul', ganhou a atenção do público no Ceará e no mundo na noite desta quarta-feira (30). Contemplada e fotografada em diversos locais, o astro preencheu o céu de brilho e rendeu registros de tirar o fôlego nas redes sociais. O fenômeno pôde ser visto de todo o planeta a olho nu.

Segundo Ednardo Rodrigues, professor de Astronomia e colunista do Diário do Nordeste, a 'Lua Azul' é pouco frequente, e essa combinação só deve voltar a acontecer em 2031.

Veja fotos da Lua Azul no Ceará e no mundo

Ceará

'Lua Azul' registrada em Fortaleza
Legenda: 'Lua Azul' registrada nesta quarta-feira (30), em Fortaleza
Foto: Kid Júnior

Marrocos

Vista da 'Lua Azul' no Morrocos
Legenda: Vista da 'Lua Azul' no Marrocos
Foto: AFP

Turquia

Vista da 'Lua Azul' na Turquia
Legenda: Vista da 'Lua Azul' na Turquia
Foto: AFP

Vista da 'Lua Azul' na Turquia
Legenda: Vista da 'Lua Azul' na Turquia
Foto: AFP

Reino Unido

Vista da 'Lua Azul' em Londres, no Reino Unido
Legenda: Vista da 'Lua Azul' em Londres, no Reino Unido
Foto: AFP

Grécia

Vista da 'Lua Azul' na Grécia
Legenda: Vista da 'Lua Azul' na Grécia
Foto: AFP

O evento poderá ser observado até quinta-feira (31). Neste dia, o horário ideal para visualizar o satélite será às 18h32. O público pode conferir o acontecimento em transmissões feitas por canais do YouTube. Um deles é o The Virtual Telescope Project, canal gerenciado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, localizado na Itália, que transmite fenômenos astronômicos em tempo real.

Veja também

SIGNIFICADO DO TERMO ‘LUA AZUL’

Ao contrário do que a expressão sugere, o satélite natural não assumirá um tom azulado. Na realidade, o especialista explica que “lua azul” é o termo adotado popularmente para se referir à segunda lua cheia de um mês. 

A nomenclatura surgiu na década de 1930 e, inicialmente, referia-se à terceira lua cheia de uma estação, tendo o significado modificado ao longo do tempo. Por ter uma origem duvidosa, a expressão não é usada no meio científico.