Latam vai ampliar em 10% voos de alta estação no Ceará em 2026

Ampliação em número de voos se dará na alta estação, nos meses de janeiro e fevereiro

Escrito por
Igor Pires igor.aer.ita@gmail.com
(Atualizado às 15:47, em 16 de Outubro de 2025)
Foto: Renato Bezerra

A Latam deve ampliar em 10% o número de voos operados no Ceará nos meses de janeiro e fevereiro de 2026, em comparação com o mesmo período de 2025. A oferta de assentos também deve crescer 12% no Estado.

Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e consideram os três aeroportos cearenses onde a companhia mantém operações comerciais: Fortaleza, Juazeiro do Norte e Cruz (Jericoacoara).

A Latam continuará liderando o market share desses três aeroportos cearenses. 

Tabela com dados
Foto: Elaboração própria

Na Capital, entretanto, o crescimento será modesto: de 1% em voos e 3% em assentos.

Ainda, em termos de destinos de alta estação, haverá voos apenas para Confins–Belo Horizonte e apenas 5 voos semanais, diferente dos voos diários que houve em janeiro deste ano.

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Em janeiro de 2025, havia voos de alta estação para Vitória, algo que não está previsto para janeiro de 2026.

Em agosto de 2024, quando a coluna sobre a alta estação do verão de 2025 foi escrita, a Voepass ainda despontava como um player em expansão no Nordeste, operando voos que reforçavam o hub da Latam para destinos como Fernando de Noronha, Campina Grande e Mossoró.

Contudo, após três dias, ocorreu uma tragédia: o acidente da Voepass, que operava para a Latam, em Vinhedo, e o fim da companhia no Nordeste e no Brasil.

Em 2026, ousará ainda menos, portanto. Que pena! Dados os excelentes resultados financeiros que vem tendo (lucros crescentes), pensei que seria uma fortíssima alta estação na capital. Não será!

A capital terá menos voos extras para diversas cidades

Em Fortaleza, a Latam retomará a rota sazonal para Belo Horizonte/Confins, com 5 voos semanais (eram diários em 2025), e ampliará a conectividade regional. 

Haverá crescimento em Juazeiro do Norte (de 4 para 7 semanais), Parnaíba (de 2 para 3 semanais) e Belém (de 7 para 12 semanais). 

Também terão reforço as rotas para São Luís (de 7 para 10 semanais), Manaus (de 7 para 12 semanais) e Teresina (de 7 para 11 semanais).

Quadro com dados
Foto: Elaboração própria

Retirando o incremento de voos para Juazeiro e Parnaíba, serão menos voos do que houve em janeiro passado para Belém, São Luís e São Paulo. 

Além disso, não haverá voos extras para Recife, algo que não ocorre há alguns anos.

Quadro com dados
Foto: Elaboração própria

Janeiro de 2026: retomada da rota sazonal Fortaleza–Confins (5 voos semanais) e voos extras para 7 destinos:

  • Juazeiro do Norte: de 4 para 7 semanais (rota iniciada em junho de 2025)
  • Parnaíba: de 2 para 3 semanais (rota que se iniciará em 13/09)
  • Belém: de 7 para 12 semanais
  • São Luís: de 7 para 10 semanais
  • Manaus: de 7 para 12 semanais
  • Teresina: de 7 para 11 semanais
  • Congonhas (SP): de 21 para 27 semanais 

Juazeiro do Norte e Jeri

Apesar do baixo crescimento em Fortaleza, haverá crescimento superlativo da Latam em Juazeiro do Norte 111% em voos e 136% em assentos, resultado de mais voos a Guarulhos-SP e dos novos voos a Juazeiro do Norte.

  • Janeiro de 2025: 10 voos semanais para Guarulhos.
  • Janeiro de 2026: crescimento para 14 voos semanais para Guarulhos e 7 semanais (voo diário) para Fortaleza, consolidando a nova rota como regular.

O incremento da Latam em Juazeiro surge após a Azul reduzir bastante sua operação no aeroporto. 

Em Jericoacoara, a Latam terá um leve acréscimo de assentos, ainda que mantenha dois voos diários na alta estação.

O movimento é menos agressivo que em Juazeiro, após a Azul reafirmar seu interesse na região.

Com reforços em Fortaleza, Juazeiro do Norte e Jericoacoara, a companhia amplia sua presença no estado e consolida uma estratégia de conectividade regional e nacional, que se intensifica paulatinamente ano após ano.

*Esse texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor. 

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